Relação entre BTC e ETH

Ethereum (ETH) cai 44% em relação ao Bitcoin (BTC) após atualização

Desde "The Merge", Ethereum desvalorizou 44% em relação ao BTC. Apesar da aprovação de ETFs à vista, a atividade na rede ETH segue em queda

Ethereum (ETH) cai 44% em relação ao Bitcoin (BTC) após atualização

O Ethereum (ETH) não tem conseguido acompanhar o ritmo de crescimento do Bitcoin (BTC) desde a sua transição para o modelo de proof-of-stake (PoS), ocorrida em setembro de 2022.  

A atualização, conhecida como “The Merge”, foi uma das mais esperadas no ecossistema cripto, mas não trouxe os resultados esperados em termos de valorização. De acordo com um relatório da CryptoQuant, o ETH desvalorizou 44% em relação BTC desde então. 

Mesmo com a aprovação de ETFs à vista de Ethereum nos Estados Unidos, de julho, o ETH não conseguiu reverter a tendência de baixa. O par ETH/BTC atualmente é negociado em 0,0425, o menor patamar desde abril de 2021, segundo dados da CryptoQuant. 

A expectativa dos analistas é que o Ethereum possa sofrer novas quedas em relação ao Bitcoin, “pois o ETH ainda está acima do território de subvalorização”. “Estimamos que o Ethereum precisaria cair para cerca de 0,02 em termos de bitcoin, um declínio de 50%, para entrar em território de subvalorização”, previram.  

Porque o Ethereum está caindo?  

Uma das razões apontadas pela CryptoQuant para o desempenho inferior do Ethereum em relação ao Bitcoin é a menor atividade em sua rede. “O desempenho inferior do Ethereum parece estar correlacionado com uma dinâmica de atividade de rede mais fraca em comparação ao Bitcoin”, os analistas argumentaram. 

As taxas de transação na blockchain do Ethereum estão em queda, especialmente após a implementação da atualização Dencun, que reduziu ainda mais os custos das transações. Além disso, o volume de transações do Ethereum em comparação ao Bitcoin caiu para os níveis mais baixos desde julho de 2020. 

Outro ponto de pressão é o aumento da oferta total de ether. Desde abril, logo após a atualização Dencun, a quantidade de ETH em circulação aumentou gradativamente, atingindo 120,323 milhões de unidades, o maior valor desde maio de 2023.  

ETH também fica atrás de outras altcoins 

Além de perder espaço para o Bitcoin, o Ethereum também tem ficado para trás em relação a outras altcoins, como Solana (SOL) e BNB (BNB). Desde a migração para PoS, o ETH caiu 53% em comparação à Solana e 18% em relação ao BNB, conforme relatou o chefe de pesquisa da CryptoQuant, Julio Moreno, ao The Block.