Futuro promissor

Analistas da K33 apontam sinal positivo para Bitcoin (BTC) em meio a incertezas econômicas

Apesar da volatilidade econômica, analistas sugerem que o Bitcoin pode ter atingido o fundo de mercado, com sinais de valorização nos próximos meses

-
-

Apesar da incerteza macroeconômica que afeta tanto o mercado de criptomoedas quanto o mercado tradicional, um sinal positivo surgiu para o Bitcoin (BTC). Analistas da K33 Research sugerem que a atual taxa de financiamento perpétuo pode indicar um fundo de mercado para a criptomoeda, oferecendo uma perspectiva otimista para os próximos meses. 

O Bitcoin tem enfrentado dificuldades nas últimas semanas, em grande parte devido às incertezas em torno da economia global. Uma redução nos mercados de risco acontece pelo potencial dos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve e os dados fracos sobre o emprego nos Estados Unidos. 

Analistas da K33 Research, Vetle Lunde e David Zimmerman, destacaram da quarta-feira (10), em um relatório que essa redução de risco também afetou o S&P 500 e o Nasdaq, que registraram retornos negativos no início de setembro. 

Correlação com mercados tradicionais e eventos futuros  

A correlação entre o Bitcoin e o S&P 500 alcançou 0,67, o nível mais alto em 23 meses, indicando que os mercados de criptomoedas podem ser impactados por eventos econômicos que afetam os mercados tradicionais. 

 Investidores estão atentos à divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), prevista para esta quarta-feira. Além disso, outro foco é a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em 18 de setembro, quando o Federal Reserve deverá anunciar sua decisão sobre a taxa de juros. 

Taxas de financiamento e perspectiva positiva para o Bitcoin 

O sentimento de baixa predominante levou as taxas de financiamento no mercado de swaps perpétuos ao nível mais baixo desde março de 2023.  

De acordo com os analistas da K33 Research, as taxas médias de financiamento de 30 dias ficaram negativas pela sétima vez desde 2018. Historicamente, esses períodos de taxas negativas têm sido seguidos por uma valorização do preço do Bitcoin. 

“Essa dinâmica apoia nossa tese otimista de fim de ano”, afirmaram Lunde e Zimmerman, citando fatores adicionais como uma possível mudança na política do Federal Reserve, as eleições nos EUA, reembolsos da FTX, sazonalidade, efeitos do halving do BTC e a conclusão de um excesso de oferta. 

Acumulação e preço do Bitcoin  

Na terça-feira, as exchanges registraram a maior saída líquida de Bitcoin desde maio, totalizando US$ 750 milhões, de acordo com a plataforma de inteligência de mercado IntoTheBlock. Esse movimento sugere uma “acumulação significativa” por parte dos investidores, indicando confiança em um potencial valorização futura do ativo. 

Atualmente, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 57,6 mil, apresentando um avanço de 0,78% nas últimas 24 horas. A maior criptomoeda do mundo ainda acumula uma alta de 34,2% no ano.