O lançamento dos ETFs de Ethereum (ETH) à vista nos Estados Unidos, previsto para breve, está gerando grande expectativa no mercado de criptomoedas. No entanto, especialistas divergem sobre o impacto que esses produtos terão nos investimentos em criptoativos.
Para Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, os ETFs de ETH podem ser apenas um “coadjuvante” em relação aos ETFs de Bitcoin à vista. Os produtos de BTC foram lançados em janeiro e já estão bem estabelecidos no mercado.
Segundo ele, o Bitcoin, por sua natureza mais simples e compreensível, funciona como um “molho picante” no mundo das criptomoedas, atraindo o interesse de investidores.
“Bitcoin é como molho de pimenta quente suficiente de cripto. Você fica, sabe, estou satisfeito. Essas coisas se movem juntas de qualquer maneira. Ethereum é mais difícil de explicar, mas estou vendo isso como um coadjuvante do Bitcoin”, disse ele ao Cointelegraph.
Já o Ethereum, com seu ecossistema mais complexo de finanças descentralizadas (DeFi), se assemelha mais a uma ação de tecnologia, o que pode dificultar sua compreensão por parte de investidores tradicionais.
Essa distinção, segundo Balchunas, explica a expectativa de que o lançamento dos ETFs de ETH tenham um desempenho menos expressivo em termos de influxos iniciais.
Expectativas positivas para o lançamento dos ETFs de Ethereum
Ophelia Snyder, cofundadora da 21Shares, acredita que os ETFs de Ether terão um bom desempenho, mesmo com influxos menores que os do Bitcoin. Ela destaca que o lançamento de ETFs de Ether é um evento significativo e que o produto tem potencial para se destacar no mercado.
“A ideia de que o lançamento do ETF de Bitcoin é o padrão não é realista. Os ETFs de Ethereum serão um lançamento de ETF bem-sucedido. Farão significativamente melhor do que a média dos ETFs. Acho que provavelmente estarão no decil superior dos lançamentos de ETFs de todos os tempos.”
Aprovação pela SEC e expectativas para o lançamento
Em 25 de junho, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, afirmou que o lançamento dos ETFs de Ether está “indo bem” nos EUA, mas não confirmou se a aprovação final ocorrerá antes das eleições de novembro.