A TecBan, a empresa responsável pela rede de caixas eletrônicos Banco24Horas, está expandindo suas operações no setor financeiro com o lançamento de sua nova plataforma de tokenização, a Nexchain. Essa iniciativa representa a entrada da TecBan como uma das 16 empresas participantes na segunda fase do projeto Drex, a moeda digital do Banco Central do Brasil.
Embora o nome Nexchain possa sugerir uma blockchain própria, a TecBan esclarece que se trata de uma interface que conecta empresas a múltiplas blockchains, facilitando a oferta de ativos tokenizados.
Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan, explica que a plataforma tem como objetivo principal eliminar a complexidade para empresas que buscam tokenizar seus ativos, oferecendo uma solução pronta para uso que não requer desenvolvimento interno de tecnologia de tokenização. A plataforma permite criar, baixar e subir nós na blockchain, além de oferecer custódia de ativos e chaves.
A Nexchain foca na tokenização de ativos tanto regulados quanto não regulados, incluindo ativos do mundo real (RWA, na sigla em inglês). Segundo Aguiar, a plataforma opera de forma semelhante ao Banco24Horas, que é amplamente utilizado em todo o Brasil para serviços bancários físicos. “É mais eficiente se todos puderem se conectar e criar seus nós, enquanto nós fazemos a gestão”, acrescenta.