Aprovação improvável

VanEck solicita ETF de Solana, mas analistas duvidam de aprovação

Pedido de VanEck para lançar ETF de Solana enfrenta obstáculos devido à classificação do token como título pela SEC

VanEck solicita ETF de Solana, mas analistas duvidam de aprovação

Apesar de iniciativa da VanEck de enviar o pedido para lançar um Fundo Negociado em Bolsa (ETF) de Solana (SOL), analistas acreditam que aprovação é improvável. Gestora de investimento apresentou um pedido à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para aprovação de ETFs de Solana.  

Classificação de Solana como título 

Um dos principais desafios à essa aprovação do ETF de Solana é a classificação do token como “título” pela SEC, segundo sócio da empresa de investimentos Dragonfly Capital, Haseeb Qureshi, ao The Block.  

Em 2023, a Divisão de Execução da SEC processou a Binance por listar o SOL e outras criptomoedas. A agência alegou que o token atendia aos critérios do Teste de Howey para um título. Essa decisão dificulta a aprovação de um ETF de Solana, pois os ETFs só podem ser oferecidos para ativos considerados “mercadorias”. 

Solana descentralizado  

Especialistas em criptomoedas contestam a classificação da SEC, argumentando que a descentralização e o funcionamento da blockchain de Solana diferem significativamente de um título tradicional. No entanto, a SEC ainda não demonstrou estar aberta a reconsiderar sua posição. 

“As pessoas dirão que Ethereum é mais descentralizado que Solana e isso é verdade. Mas isso não significa que Solana seja centralizado. Por todas as métricas observáveis, Solana está entre 1% do topo das redes descentralizadas”, informou o desenvolvedor Solana e co-fundador da Helius, Mert Mumtaz, ao The Block.  

Ele ainda afirmou que na sua opinião, “o SOL é obviamente uma mercadoria como construtor, pois i) você precisa dele para priorizar transações ii) obter largura de banda de rede por meio de participação iii) alocar armazenamento iv) pagar taxas de rede etc”.  

Outros fatores 

 Além das preocupações com a classificação do SOL, a SEC também levantou questões sobre a vigilância de mercado em relação aos mercados de criptomoedas. A falta de um mercado futuro para Solana pode ser outro obstáculo à aprovação do ETF. 

“Eles não conseguirão cumprir os padrões de fiscalização do mercado sem o mercado futuro listado”, disse Haseeb Qureshi.  

Impacto político nos ETF de Solana

As criptomoedas se tornaram um tópico importante nas eleições dos EUA, com muitos prevendo que a recente adoção da indústria pelo ex-presidente Donald Trump pode aumentar sua popularidade. Pesquisas indicam que um em cada cinco eleitores considera as criptomoedas uma questão eleitoral importante.