O Bitcoin (BTC) vive um momento positivo no mercado, com o preço da criptomoeda oscilando em torno dos US$ 68 mil após a máxima histórica de março. No entanto, um relatório da Glassnode indica que a atividade de realização de lucros por parte dos detentores de longo prazo, que tende a aumentar em torno dos picos, começou a diminuir.
“A realização de lucros, normalmente por detentores de longo prazo, tende a aumentar em torno dos máximos históricos, mas está esfriando nas últimas semanas”, destacou o relatório Glassnode Insights desta terça-feira (9).
A análise da Glassnode sugere que o mercado está nos estágios iniciais de uma fase de euforia, ou descoberta de preços. Apesar do otimismo, o relatório observa que as fases de euforia anteriores experimentaram inúmeras quedas de preços superiores a 10%, com correções de 25% sendo comuns.
A próxima redução do Bitcoin pela metade, evento que diminui a oferta de novas moedas, está agendada para abril de 2024 e gera grande especulação no mercado. O fundador da VeChain, Sunny Lu, destaca que o impacto da regulamentação será um fator crucial para a trajetória do Bitcoin após o halving.
“Este foi o primeiro ciclo que viu vários máximos históricos após o halving, desencadeado pelo progresso regulatório, além do impacto psicológico que o halving tem inatamente em todo o mercado”, destacou Lu.