Fazer boas escolhas. O papel de uma gestora de recursos de terceiros, como a Ouro Preto Investimentos, é encontrar no mercado de capitais as melhores oportunidades para o capital dos seus clientes, de maneira segura e que traga a rentabilidade pretendida.
Embora qualquer investimento tenha um nível de risco a ele associado – investir em ações, por exemplo, tem mais riscos que aplicar em títulos públicos –, é esperado que a gestão seja responsável e cautelosa, mesmo quando adquire ativos de perfil mais agressivo.
Você sabe como identificar se uma gestora tem uma boa governança e é de confiança para aplicar seu patrimônio? Confira!
Transparência e melhores práticas
A regulação do mercado de capitais no Brasil é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia vinculada ao Ministério da Economia que define as regras de atuação das empresas desse ambiente, além de monitorar seu cumprimento e punir quem não as segue.
As gestoras de recursos de terceiros também estão sujeitas a essa regulação. A Instrução 558 da CVM normaliza a atividade das gestoras e administradoras fiduciárias e define, entre outras coisas, quais informações sobre um fundo de investimento devem ser divulgadas.
Outra regra importante: não é permitido prometer resultados futuros. Além disso, as gestoras têm o papel de conscientizar seus clientes sobre os riscos dos investimentos e direcionar seus produtos ao perfil de investidor adequado.
O trabalho da CVM é complementado pela atuação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), associação que reúne e representa as empresas do mercado de capitais.
Entre outras ferramentas de autorregulação, a Anbima tem Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas, que servem para educar e orientar profissionais e empresas gestoras de recursos. Quem segue as disposições com diligência recebe os selos da entidade, que atestam que a empresa rege seus negócios com transparência, segurança e responsabilidade.
No seu site, a Ouro Preto Investimentos mostra o seu cuidado não só com o cumprimento rígido da legislação, mas também com a aderência aos manuais de boas práticas de governança corporativa das principais entidades do setor. Para saber mais, clique aqui!
Rating
A boa qualidade de gestão da Ouro Preto Investimentos também foi reconhecida pela agência classificadora de riscos Austin Rating: “Gestores de recursos que apresentam qualidade de gestão de ativos e ambiente de controles bons”, atestou a empresa.
Para chegar a esse resultado, a agência considerou o tempo de atuação, a maturidade profissional da Ouro Preto Investimentos, o bom crescimento no volume de AuM (Assets Under Management ou ativos sob gestão) e sua diversificação.
A Austin também avaliou como positiva a evolução dos controles internos da gestora, que estão mais robustos e condizentes com o leque de produtos oferecido, mitigando possíveis riscos operacionais.
Procura uma gestora de confiança para cuidar do seu patrimônio? Venha conhecer os produtos da Ouro Preto Investimentos!