Qual a opção mais segura para guardar o seu dinheiro? Dentro da renda fixa, existem duas opções procuradas: CDB (Certificado de Depósito Bancário) e poupança.
No entanto, o CDB costuma oferecer rendimento superior ao da Poupança, especialmente em cenários de alta na taxa básica de juros, a Selic.
A rentabilidade do CDB pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, a depender do banco emissor. A liquidez deste título pode variar e a rentabilidade costuma ser maior em certificados de longo prazo.
Já a poupança tem uma rentabilidade determinada por lei: 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR), quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, ou 0,5% ao mês mais a TR quando a Selic está acima desse patamar.
A principal vantagem deste investimento é a isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos e resgates a qualquer momento. Os dois investimentos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até o limite de R$ 250 mil por CPF por instituição financeira, o que traz segurança ao investidor.