No universo empresarial, obter recursos é essencial para o crescimento e sustentabilidade. Entretanto, é muito comum que as empresas enfrentem diversos desafios. Desde as restrições cada vez mais evidentes no mercado bancário, passando pela possível crise na poupança, até a volatilidade econômica, os obstáculos são variados e complexos.
Com o objetivo de trazer recursos para investimentos e viabilizar os objetivos de seus clientes, Marcos Ribeiro do Valle Neto tornou-se um guia que abre as portas do mercado de capitais para empresas que não sabiam que podiam contar com mais essa alternativa.
Desde 2005 atuando no mercado financeiro, o administrador de empresas formado pela FGV traz consigo uma paixão pela dinâmica do mercado capitais e seu potencial transformador na economia.
“Comecei minha carreira como gerente de comercial no segmento corporate do Banco BBM, focando em soluções de crédito para empresas médias e grandes. Mas descobri minha vocação em 2010, quando aceitei o desafio trabalhar no mercado de capitais financiando o setor imobiliário, e nunca mais parei. Em 2014, me tornei sócio e diretor na Habitasec Securitizadora, onde intensifiquei meus esforços conectar empreendedores a investidores”, conta o executivo.
E continua: “De lá para cá, já passamos por muitos desafios, mas um dos mais marcantes aconteceu em 2016, quando o mercado imobiliário enfrentava os reflexos da crise dos distratos. Os bancos fecharam a torneira do crédito e as empresas com estoques elevados careciam de alternativas para novos investimentos. Em resposta, sentamos a mesa com grandes investidores e criamos uma solução inovadora, a época: aproveitamos os apartamentos em estoque, que os bancos não queriam de jeito nenhum, como garantia de novos financiamentos e manter nossos clientes crescendo, enquanto seus concorrentes estavam parados ou encolhendo”.
Essa estratégia bem elaborada injetou recursos em muitas empresas, evidenciando a importância de não dependerem apenas do mercado bancário, e começarem a explorara e criar fontes alternativas como o mercado de capitais.
Questionado sobre o que ele acredita ser o fator mais importante que o tornou uma referência nesse mercado, o empresário revela:
“Durante todos esses anos, eu aprendi que é essencial focarmos primeiro na necessidade da empresa. Só depois disso é que devemos passar para as próximas etapas. Não podemos olhar apenas para os números e esquecer que lidamos com pessoas e seus sonhos, elas são o que realmente importa e que move a economia”, conclui.
Para saber mais detalhes o financiamento no mercado de capitais para os mais diversos setores de mercado, acesse: www.habitasec.com.br