Sem uma definição clara sobre quais serão as medidas de cortes de gasto do governo, o mercado financeiro reage, pressionando as taxas do Tesouro IPCA.
Para Andressa Bergamo, especialista em mercado de capitais e sócia-fundadora da AVG Capital, o momento traz oportunidades na renda fixa. A especialista explica que Esse movimento de títulos atrelados ao IPCA oferecendo remunerações de IPCA + 7% reflete o prêmio de risco elevado.
Isso porque o cenário macroeconômico é de incertezas sobre a inflação e possíveis ajustes na política monetária. “A taxa adicional (o prêmio real) é, de fato, uma compensação que o mercado exige para lidar com o risco de desancoragem das expectativas inflacionárias”, explica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e outros senadores para discutir o pacote de cortes de gastos, elaborado pelo governo.
O encontro, que não estava previsto na agenda oficial de Lula, teve como objetivo apresentar as principais propostas ao Senado antes de uma divulgação pública, segundo informações do GloboNews.
Nesta quarta-feira (13), o dólar operava em alta de 0,75%, a R$ 5,81, por volta de 15:53 (horário de Brasília).
O Ibovespa recuava 0,44%, aos 127.134,35 pontos, no mesmo horário.
Tesouro IPCA e outros títulos se fortalecem
“No site do Tesouro Direto, é possível ver taxas de retorno altas como, por exemplo, Tesouro IPCA + 7%, um nível de rentabilidade raro e poucas vezes visto antes. Também há taxas prefixadas pagando acima de 13%”, afirma Bergamo.
Além disso, ela analisa que a demora na apresentação de um pacote de corte de gastos piorou o sentimento em relação ao fiscal, o que fez investidores cobrarem maior prêmio de risco nos títulos de dívida do governo.
“Um levantamento feito pela Quantum Finance mostra que, nos últimos 10 anos, o Tesouro IPCA+ 2029 nunca ultrapassou os 7% na ponta prefixada”, pontua.
Para Andressa Bergamo, esse movimento de títulos atrelados ao IPCA oferecendo remunerações de IPCA + 7% reflete o prêmio de risco elevado, que surge do cenário macroeconômico com incertezas sobre o cenário fiscal, a inflação e possíveis ajustes na política monetária. Além disso, ela acredita que esses papéis podem proteger o investidor da inflação.