O Tesouro Renda+, título do Tesouro Direto criado para complementar a aposentadoria, registrou um marco histórico ao atingir R$ 4 bilhões em estoque em janeiro de 2025.
O crescimento de 150% em relação ao ano anterior reflete o aumento do interesse dos investidores pelo produto, especialmente entre os mais jovens.
Além disso, no ano passado, a influenciadora Nath Finanças viralizou no X, antigo Twitter, viralizou ao explicar sobre a modalidade.
O que é o Tesouro Renda+?
Lançado em parceria entre a B3, o Tesouro Nacional e a Secretaria de Previdência, o Tesouro Renda+ permite que os investidores acumulem recursos ao longo dos anos.
Assim, no futuro, eles receberão uma renda mensal corrigida pela inflação por um período de 20 anos. Dados indicam que 61% dos investidores estão na faixa etária entre 25 e 44 anos.
Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Pessoa Física e Educação Financeira da B3, destaca que o Tesouro Renda+ oferece vantagens para os investidores.
“Uma das vantagens do produto é permitir que as pessoas simulem uma renda extra desejada no futuro, escolham o prazo de aplicação e, partir dessas informações, descubram qual papel e fluxo financeiro precisam hoje para garantir seu futuro”, explica.
Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, destaca que o crescimento do Tesouro Renda+ é um indicativo de maior consciência financeira entre os brasileiros. “O Tesouro Renda+ tem se mostrado uma ferramenta importante para a segurança econômica das famílias brasileiras”, afirma.
Para ele, “esse produto demonstra a confiança dos investidores na nossa capacidade de oferecer soluções seguras e acessíveis para a aposentadoria complementar”.
Como investir na modalidade?
O investimento pode ser realizado com valores acessíveis, permitindo a compra de frações de títulos a partir de 0,01 unidade, equivalente a 1% do valor total do papel.
Não há limite de aquisição, desde que o montante respeite o teto de R$ 2 milhões por mês.
Atualmente, o Tesouro Renda+ oferece oito opções de títulos com diferentes prazos de vencimento, permitindo que os investidores escolham a melhor estratégia para sua aposentadoria.
Redução de taxas e incentivo ao longo prazo
Para tornar o investimento ainda mais atrativo, a taxa de custódia é zerada para aqueles que mantêm os títulos até o vencimento.
Além disso, caso haja resgate antecipado, a taxa segue uma tabela regressiva:
- Até 10 anos: 0,50% ao ano;
- De 10 a 20 anos: 0,20% ao ano;
- Acima de 20 anos: 0,10% ao ano;
- No vencimento: isento de taxa.