Por Sam Boughedda, da Investing.com – A libra se aproxima de US$ 1,35 nesta quarta-feira (17) com alta de pouco menos de meio por cento, na esteira de dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que superam as estimativas.
O IPC do Reino Unido aumentou 4,2% ano a ano até outubro, acima dos 3,9% esperados. Já o IPC mensal ficou em 1,1%, novamente acima dos 0,8% previstos para outubro.
A taxa ano a ano até setembro foi de 3,1%, enquanto a mensal foi de 0,3%.
"A maior contribuição para a alta da taxa de inflação de 12 meses do IPC de outubro de 2021 veio de habitação e serviços domésticos (1,23 pontos percentuais), com novas contribuições de transportes (1,08 pontos percentuais), restaurantes e hotéis (0,43 pontos percentuais)", afirmou o Escritório de Estatísticas Nacionais.
A libra disparou em reação às notícias desta manhã, antes de retrair dentro da hora seguinte. No entanto, a retração não se manteve e a libra esterlina continuou a subir em relação a todas as outras moedas importantes, exceto ao iene.
A libra em relação ao dólar está atualmente a 10 pips do nível de 1,35. Os investidores mais uma vez parecem estar precificando um aumento nas taxas do Banco da Inglaterra, após a decepção que se seguiu da decisão de 7 a 2 em manter inalteradas as taxas no início deste mês.