Para ficar ligado

Vendas no varejo, seguro-desemprego, falas do governo: quatro assuntos para observar na quinta-feira

Saiba quais os assuntos essenciais para acompanhar nesta quinta-feira (16)

- Andrew Neel via Unsplash
- Andrew Neel via Unsplash

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri, da Investing.com – As ações dos EUA fecharam em alta nesta quarta-feira (15), impulsionadas pelo setor de energia, com quedas maiores do que as esperadas dos estoques de petróleo dos EUA na semana passada elevando os preços da commodity em 3%.

Os estoques de petróleo dos EUA caíram 6,4 milhões de barris na semana passada, quase o dobro do esperado, de acordo com dados da Administração de Informações de Energia. 

Houveram também dados positivos da atividade fabril. Investidores aguardam os números das vendas no varejo e pedidos de auxílio-desemprego na quinta-feira, enquanto o Federal Reserve se prepara para a reunião política na próxima semana.

As ações industriais tiveram uma performance forte depois que dados mostraram que a atividade fabril se expandiu em agosto, embora o ritmo desse crescimento tenha sido ofuscado pela nova onda de Covid e do furacão Ida.

Individualmente, a Dutch Bros Inc (NYSE:BROS) saltou 65% após sua estreia no mercado, isso porque a rede de cafeterias se tornou a mais recente concorrente da Starbucks (NASDAQ:SBUX) (SA:SBUB34), a qual recuou 4%.

A GreenSky LLC (NASDAQ:GSKY), do “compre agora, pague depois”, disparou mais de 50% depois que o Goldman Sachs Group (NYSE:GS) (SA:GSGI34) anunciou que compraria a empresa em um acordo avaliado em US$ 2,24 bilhões.

No Brasil, por outro lado, o Ibovespa terminou o dia em queda, derrubado por blue chips como Vale (SA:VALE3) e Itaú (SA:ITUB4).

Eis aqui quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

1. Falas do governo

Alguns dos principais fatores por trás da queda do Ibovespa nesta quarta, além de questões externas, estão ligadas a falas vindas do governo, que devem seguir sendo acompanhadas de perto pelo mercado, sobretudo as ligadas à MP que altera o Marco Civil da Internet e ao debate sobre o Bolsa Família e os precatórios.

2. Vendas no varejo em agosto

Provavelmente as vendas no varejo devem ter enfraquecido novamente em agosto, depois da queda de julho, embora em ritmo desacelerado. Em uma comparação mensal, a queda deve ficar em 0,8%, frente 1,1% em julho, de acordo com analistas consultados pelo Investing.com. Os dados serão divulgados às 9h30 (horário de Brasília).

3. Pedidos contínuos de seguro-desemprego

Os pedidos contínuos de seguro-desemprego dos EUA, medida de pessoas que recebem seguro-desemprego já há algum um tempo, devem subir para 2,785 milhões na semana encerrada em 11 de setembro, de 2,783 milhões da semana anterior, de acordo com o Investing.com.

4. Pedidos iniciais de seguro-desemprego

O número de indivíduos que entraram com o pedido de seguro-desemprego pela primeira vez nos Estados Unidos também deve aumentar para 330.000 na semana encerrada em 11 de setembro, de 310.000 da semana anterior.