A Vinci Partners, uma renomada gestora de private equity, estaria nas etapas finais de negociações para adquirir a rede de restaurantes Outback no Brasil, afirma o jornal Valor Econômico.
Fontes consultadas pela publicação revelaram que um acordo entre as partes estaria cuidadosamente elaborado e deve ser assinado em breve.
Advent e Mubadala também estão interessados no Outback
Se a compra pela Vinci Partners se concretizar, a gestora pode desbancar outros dois fundos de investimento que demonstraram interesse em adquirir a marca, a saber: a Advent e o Mubadala – este último um fundo soberano de Abu Dhabi.
Motivações para a venda: resultados financeiros de Outback estão fracos
Neste ano, a Bloomin’ Brands, empresa americana que detém a marca Outback, anunciou sua intenção de vender a operação da rede de restaurantes no Brasil.
A decisão foi influenciada pelos resultados financeiros insatisfatórios observados em suas operações globais.
Além do Outback, a empresa se responsabiliza pela operação de 16 restaurantes Abbraccio e dois Aussie Grill, especializados em lanches de frango.
Declarações do vice-presidente da Bloomin’ Brands
Em junho, Pierre Berenstein, vice-presidente executivo de estratégia global de clientes e Brasil da Bloomin’ Brands, foi claro ao afirmar que a venda da operação não implica no fechamento das portas do Outback no Brasil.
Participação da Vinci Partners em outros negócios
Atualmente, a Vinci Partners já possui participação na rede de pizzarias Domino’s e, anteriormente, atuou como investidora do Burger King no Brasil.
Essa experiência no setor alimentício pode ser um indicativo da capacidade da gestora em agregar valor à operação do Outback, caso a aquisição se concretize.
O que dizem a Vinci Partners e o Outback?
Quando procurada pela equipe do site InfoMoney, a Vinci Partners optou por não comentar a possível operação.
No entanto, a assessoria da rede de restaurantes confirmou que explora “alternativas estratégicas” para suas operações no Brasil.
“Estamos motivados com o nível de interesse em nosso negócio e forneceremos atualizações de acordo com as diretrizes de empresas de capital aberto”, afirmou a empresa, em nota.
A empresa também reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, e assegurou o Outback Steakhouse como uma empresa com valor significativo a longo prazo e que vai permanecer no Brasil.