Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações da Xiaomi (OTC:XIACY) subiam 4,07% por volta das 15h34 (horário de Brasília) de sexta-feira após o anúncio de que a empresa chinesa havia ultrapassado a Apple no segundo trimestre como o segundo maior fabricante de smartphones do mundo.
As ações da Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) recuavam 0,82%.
De acordo com a casa de análise Canalys, a Samsung (KS:005930), da Coreia do Sul, continua sendo o maior fabricante de smartphones, com participação de mercado de 19% no segundo trimestre, à frente dos 17% da Xiaomi e dos 14% da Apple.
A Oppo e a Vivo vêm na sequência, com 10% de participação de mercado cada.
As entregas da Xiaomi cresceram 83%, com as da Oppo apresentando um distante aumento de 28%. As entregas da Samsung cresceram 15% e as da Apple, 1%.
Ben Stanton, gerente de pesquisa da Canalys, destacou que os telefones do fabricante chinês ainda são amplamente voltados para o mercado de massas. O seu preço de venda médio é cerca de 75% mais barato que a Apple, afirmou.
Stanton afirmou que uma das principais prioridades para a Xiaomi este ano é aumentar as vendas de seus dispositivos topo de linha, como o Mi 11 Ultra, "mas será uma batalha difícil, pois a Oppo e a Vivo compartilham o mesmo objetivo, e ambas estão dispostas a gastar bastante com marketing de primeira para construir suas marcas, de uma maneira que Xiaomi não está".