
Dia 2 de maio é ponto facultativo? A resposta é: não oficialmente. Em diversos estados do Brasil, a data emendará com o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, proporcionando um feriado prolongado.
Estados como São Paulo e o Distrito Federal já confirmaram a adoção do ponto facultativo para servidores públicos. No entanto, áreas essenciais como saúde, segurança e limpeza urbana seguirão funcionando regularmente.
Dia 2 de maio é ponto facultativo?
No Estado de São Paulo, por exemplo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou o Decreto nº 69.175, oficializando o ponto facultativo em 2 de maio. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado no final de 2024 em documento que cita todos os pontos facultativos do estado paulista.
Do mesmo modo, o governo local do Distrito Federal decretou ponto facultativo para sexta-feira (2), logo após o feriado do Dia do Trabalhador.
Outros estados como Pernambuco e Acre também poderão aproveitar o feriadão prolongado. Assim, os servidores públicos terão um feriado prolongado.
Entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo
O ponto facultativo não é o mesmo que feriado. Enquanto o feriado suspende obrigatoriamente as atividades, o ponto facultativo permite apenas a dispensa do expediente público.
Cada ente federativo pode decidir se adota ou não o ponto facultativo. Empresas privadas, comércios e bancos têm autonomia para funcionar normalmente ou aderir ao descanso.
Por isso, é importante que trabalhadores consultem antecipadamente se será ponto facultativo nos municípios ou estados no dia 2 de maio.