Incêndios

Casa civil convoca reunião emergencial sobre queimadas do Brasil

Ministro Rui Costa reúne sete ministérios para definir ações contra queimadas que afetam várias regiões do país

Amazônia queimadas desmatamento
Foto: Douglas Magno/AFP

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião emergencial com sete ministérios para esta terça-feira (25), no Palácio do Planalto. O assunto da reunião são as queimadas que afetam várias partes do Brasil.  

O encontro será realizado na sala de situação e prevenção de queimadas. Ela foi criada pelo governo federal para monitorar de perto os incêndios e definir medidas estratégicas. 

Participarão da reunião representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Integração e Desenvolvimento Regional, além das Secretarias de Relações Institucionais e Geral da Presidência.  

Na semana passada, a Casa Civil já havia reunido governadores das regiões Centro-Oeste e Norte, áreas mais afetadas pelos incêndios, para discutir o tema. 

A liberação de novos recursos para o combate ao fogo está sendo analisada pela Casa Civil. O governo já destinou R$ 514 milhões em crédito extraordinário para ajudar os estados que enfrentam a crise ambiental. Parte desses recursos serão sido usada para a compra de equipamentos e recursos para aas equipes de combate aos incêndios. 

No inicio do mês, o o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou, que o mundo precisa se comprometer com medidas urgentes para combater o aquecimento global.

“Infelizmente, as previsões se confirmaram, mas não só para o Mato Grosso, mas todo o Brasil queimando. Eu acho que Deus nos permite mostrar também para o mundo que precisamos de medidas urgentes”, afirmou Fávaro.