Por Gabriel Codas

Investing.com – A sessão que abriu a última semana de maio foi marcada por uma leve queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, depois de um período de fortes valorizações, na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios com data de vencimento para o mês de setembro deste ano, cedeu 0,21% a 721,50 iuanes por tonelada, o que representa queda de 1,50 iuan em relação aos 723,00 iuanes de liquidação da última sexta-feira.

Na mesma direção, mas com maior intensidade, a segunda-feira teve perdas nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para outubro de 2020, cedeu 47 iuanes para 3.500 iuanes por tonelada. O segundo com mais operações, de janeiro de 2021, perdeu 47 iuanes para 3.336 iuanes por tonelada.

Uma associação do setor de aço da China e grandes siderúrgicas locais pediram um aumento na produção doméstica de minério de ferro, assim como maior investimento em exploração no exterior para assegurar suprimentos.

O presidente do conselho da Associação da Indústria de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês), He Wenbo, recomendou durante a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC) em Pequim que a China deveria definir um “objetivo nacional estratégico” de manter a produção doméstica de minério de ferro equivalente a mais de 20% da demanda total.

A China é o maior consumidor global de minério de ferro, com uma demanda que deve atingir 1,225 bilhão de toneladas em 2020, segundo um centro de estudos estatal. Mas o país depende fortemente de importações, que somaram 1 bilhão de toneladas em 2019.

O chefe da CISA, que participou como delegado da conferência da CPPCC neste ano, propôs que a receita de um imposto de valor agregado sobre as importações de minério de ferro poderia ser direcionada para um fundo de apoio ao desenvolvimento do minério de ferro nacional, fortalecendo aportes em minas domésticas.

*Com Reuters

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online