
Uma greve geral convocada por centrais sindicais argentinas para esta quinta-feira (10) provocou o cancelamento de dezenas de voos com destino a cidades do país vizinho.
A paralisação conta com adesão dos trabalhadores da Intercargo, empresa responsável por serviços de rampa e assistência em solo nos aeroportos da Argentina.
Trabalhadores protestam contra ajuste fiscal de Milei
A manifestação visa as políticas de austeridade implementadas pelo presidente ultraliberal Javier Milei.
Enquanto o governo aguarda a liberação de um crédito de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 121,0 bilhões) do Fundo Monetário Internacional (FMI), sindicatos de diversas categorias cruzaram os braços em protesto.
Companhias cancelam e reprogramam voos
A Gol Linhas Aéreas informou que a greve impossibilita todas as operações nos aeroportos de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. Como consequência, 28 voos programados para o dia foram cancelados.
A Latam também precisou cancelar ou reprogramar os voos com origem e destino na Argentina. Segundo a companhia, os clientes afetados pela greve podem remarcar suas viagens sem custo ou solicitar o reembolso integral.
Flybondi transfere operações e cancela voos
A companhia aérea low cost Flybondi anunciou que vai transferir todas as operações desta quinta-feira, 10 de abril, para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.
“Devido à greve, a empresa ajustou as suas operações para este dia, o que envolve mudanças em aeroportos, horários e o cancelamento de quatro voos com escalas. Vale ressaltar que a Flybondi tem serviço próprio de rampa em 80% dos aeroportos onde opera“, informou a empresa.
Com operações próprias de assistência em solo no aeroporto de Ezeiza, a Flybondi estima operar cinquenta e um voos e transportar mais de 9 mil passageiros ao longo do dia.
Azul retoma voos para a Argentina em junho
A Azul Linhas Aéreas, por sua vez, informou que somente vai retomar voos para o território argentino a partir de junho, com destino a Bariloche e Mendoza.
Orientações para passageiros afetados
- Gol: A empresa notifica os passageiros sobre os cancelamentos via e-mail e SMS. Clientes podem remarcar seus voos gratuitamente ou solicitar o reembolso total. A companhia também disponibilizou dez voos extras para os dias 11 e 12 de abril. Para mais informações, os canais de atendimento são: 0300 115 2121 (central de relacionamento) e, no caso de passagens compradas com milhas, o atendimento da Smiles pelos números 0300 115 7001 (Smiles ou categoria Prata) e 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante).
- Latam: Os passageiros podem acessar a seção “Minhas Viagens” no site da companhia para remarcar gratuitamente as passagens ou solicitar o reembolso. Vai ser possível alterar trechos de ida, volta ou ambos.
- Flybondi: Passageiros com voos atrasados em mais de quatro horas ou cancelados podem remarcar seus bilhetes sem custos adicionais por meio da seção “Minha Reserva” no site da empresa. Cheque o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto.
- Aerolíneas Argentinas: A companhia informou que passageiros com voos cancelados entre os dias 8 e 11 de abril podem remarcar a viagem, sem custo adicional, para datas entre 11 e 15 ou de 22 a 30 de abril, desde que na mesma classe tarifária. Para alterações fora desses períodos, pode haver cobrança de diferença de tarifa. As remarcações devem ser feitas via aplicativo da companhia, disponível para iOS e Android.