Direitos civis

Coreia do Sul: população vai às ruas e parlamento aprova moção para derrubar lei marcial

A sessão se prolonga pela madrugada da quarta-feira no horário local, com 190 dos 300 membros presentes

Coreia do Sul: população vai às ruas e parlamento aprova moção para derrubar lei marcial
Reprodução

O parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta terça-feira (3) uma moção exigindo que a lei marcial declarada pelo presidente Yoon Suk Yeol seja suspensa, segundo a mídia local. A sessão se prolonga pela madrugada da quarta-feira no horário local, com 190 dos 300 membros presentes.

O presidente declarou lei marcial de emergência no país horas antes, acusando a oposição de colaborar com a Coreia do Norte.

Lei Marcial: saiba o que é e por que será adotada na Coreia do Sul

“Para salvaguardar uma Coreia do Sul liberal das ameaças representadas pelas forças comunistas da Coreia do Norte e eliminar elementos antiestado. Declaro lei marcial de emergência”, afirmou o líder em um discurso televisionado ao vivo pela emissora local YTN.

Segundo a legislação local, a lei marcial pode ser suspensa com uma votação majoritária no parlamento.

Neste sentido, o presidente da Assembleia Nacional convocou uma reunião de emergência, transmitida ao vivo em seu canal no YouTube, pedindo que legisladores votassem pela suspensão.

Shows de K-pop e premiações na Coreia do Sul são cancelados com Lei Marcial

Horas antes, forças de segurança bloquearam os acessos ao edifício do Parlamento, com policiais e soldados armados restringindo a entrada. Além disso, as pessoas também relataram a presença de helicópteros militares pousando dentro do complexo da Assembleia Nacional, enquanto outros sobrevoavam o local.