Nos últimos dias circularam notícias sobre um asteroide colidir com o planeta Terra. No entanto, essa notícia pode ter um tom assustador que indique o fim do mundo.
Esse asteroide é o Bennu, localizado próximo ao nosso planeta. Uma amostra retirada pela NASA sugere que essa rocha espacial teve um passado inesperadamente rico em água — e pode até ter se desprendido de um antigo mundo oceânico.
Segundo a agência, o asteroide é de grande interesse da comunidade científica, porque é um remanescente da formação do sistema solar.
“Bennu é rico em compostos orgânicos que constituem toda a vida conhecida. Há evidências de que asteroides como Bennu entregaram estes compostos à Terra quando se chocaram com o nosso planeta há milhares de milhões de anos, quando as condições para a vida começavam a surgir”, disse a Nasa em setembro de 2023.
O asteroide está se aproximando da Terra?
Ao contrário do que noticiam alguns sites, não existem evidências e nem comunicações da NASA de que esse asteroide esteja se aproximando do nosso planeta.
O que ocorreu de forma mais recente foi um asteroide de um metro de largura que se chocou de forma inesperada na Terra em setembro.
O astro não tinha sido identificado antes e, por sorte, o 2024 RW1 era pequeno demais para causar danos. Com o ocorrido, segundo o jornal inglês Daily Mail, especialistas ligaram um alerta para evitar correr o risco novamente.