O bilionário Elon Musk deve obter acesso a um plano ultrassecreto do governo dos Estados Unidos (EUA) que detalha possíveis estratégias em um eventual conflito com a China. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times na última quinta-feira (20), e aponta que Musk vai receber o relatório durante uma visita ao Pentágono nesta sexta-feira (21).
De acordo com duas autoridades citadas pelo periódico, o empresário teria acesso a um documento que contém entre 20 e 30 slides, que detalham alvos estratégicos chineses e as potenciais respostas militares dos EUA em caso de ameaça. O conteúdo exato do arquivo não foi revelado.
Trump afirma que China não foi citada em relatório a ser visto por Musk
Após a divulgação da reportagem, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, classificou a informação como “fake news”. “A China não vai ser mencionada ou discutida”, afirmou Trump em sua rede social, Truth Social.
O New York Times ressaltou que a concessão de acesso a Musk representa uma “expansão drástica” de seu papel no segundo governo de Donald Trump. Atualmente, Musk lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e tem sido considerado uma peça-chave no mandato do republicano.
Em meio às especulações, o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Sean Parnell, confirmou que o Pentágono estava “animado para receber Musk” nesta sexta-feira (21).
Atualmente, os EUA e a China enfrentam uma guerra comercial, com a imposição de tarifas sobre produtos chineses por parte do governo norte-americano, enquanto Pequim responde com taxas sobre importações dos EUA. Apesar da escalada econômica, não existe, até o momento, ameaças concretas no campo militar.