
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma declaração contundente sobre o presidente russo, Vladimir Putin, durante entrevista à France TV, na França. “Ele [Putin] vai morrer em breve, e isso vai chegar ao fim”, afirmou o líder ucraniano.
A declaração foi feita após reunião de Zelensky com o presidente francês Emmanuel Macron, em Paris, e ocorre em meio a especulações sobre o estado de saúde de Putin.
Na semana anterior, Zelensky conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir os próximos passos das negociações de paz e tratar da interrupção do diálogo entre Trump e Putin no dia anterior.
Durante encontro em Helsinque com aliados europeus, Zelensky reafirmou a expectativa de que o conflito chegue ao fim ainda neste ano, mas rejeitou as condições russas, que incluem o bloqueio de armamentos e informações à Ucrânia como pré-requisito para um cessar-fogo.
Desde que assumiu a presidência dos EUA, Trump tem buscado acelerar a resolução da guerra, que já ultrapassa três anos. Recentemente, Zelensky apoiou uma proposta americana para um cessar-fogo total e incondicional, mas o Kremlin respondeu com uma trégua parcial, limitada à infraestrutura energética ucraniana.