Cúpula do G20

Rio de Janeiro registra ataque em brigada do Exército antes do G20; policiamento é reforçado

Disparos na Cidade de Deus e roubos de veículos ligados ao evento marcam fim de semana antes da cúpula do G20 no Rio

Rio de Janeiro registra ataque em brigada do Exército antes do G20; policiamento é reforçado

O fim de semana que antecedeu a cúpula do G20 no Rio de Janeiro foi marcado por alguns episódios de violência.

Na manhã de domingo (17), uma brigada do Exército foi alvo de disparos na região da Cidade de Deus, zona oeste da cidade.  

Segundo a Polícia Militar, nesta segunda-feira (18), não houve registro de feridos, e o policiamento foi reforçado na área, que fica distante do local onde ocorrerão as reuniões do evento global. 

Para garantir a segurança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), mobilizando militares das Forças Armadas para o evento

Detalhes do ataque à Brigada do Exército 

De acordo com a Polícia Militar, os disparos foram feitos contra uma guarnição baseada próximo à comunidade da Cidade de Deus.  

Em nota, o 18º BPM (Jacarepaguá) informou que não houve confronto e que a situação está sendo monitorada. 

“Na manhã deste domingo, policiais militares do 18° BPM foram acionados para uma ocorrência de disparos de arma de fogo nas proximidades da Comunidade da Cidade de Deus […] Cabe informar que não houve confronto e até o momento, não há registro de feridos na ação”, informou a corporação. 

O Comando Militar do Leste não se pronunciou sobre o ocorrido. 

O G20, que reúne chefes de Estado como Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jinping, líder da China, ocorre nesta segunda (18) e terça-feira (19).  

Roubos de veículos ligados ao G20 

Além do ataque, a Polícia do Rio registrou dois roubos de veículos relacionados à comitiva do governo federal no contexto do G20. 

No domingo, um carro que prestava serviço para um integrante da comitiva foi roubado na Baixada Fluminense e, posteriormente, recuperado no Complexo do Chapadão, na zona norte da cidade. 

Na última quinta-feira (14), ym veículo da comitiva do ministro da Secretária-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, foi roubado no centro do Rio e também recuperado pelas forças de segurança.