
E o tarifaço parece não ter fim. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pensando em uma nova abordagem em duas frentes para impor novas tarifas comerciais, de acordo com fontes próximas.
Conforme divulgado pelo Financial Times, a estratégia inclui o uso de poderes para aplicar taxas emergenciais enquanto sua equipe conduz investigações sobre parceiros comerciais.
Nova estratégia para tarifas de Donald Trump
A administração de Trump considera acionar a Seção 301 para abrir investigações sobre práticas comerciais de outros países. Ao mesmo tempo, analisa medidas emergenciais que permitiriam a aplicação de tarifas imediatas.
Entre as ferramentas em estudo estão a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional e a Seção 338 da Lei Tarifária de 1930, que permite a imposição de taxas de até 50% sobre produtos importados.
Taxação sobre veículos pode ser aplicada em abril
Especialistas jurídicos sugerem que Trump pode reativar um estudo de segurança nacional sobre a indústria automobilística global. Dessa forma, pode impor tarifas a importações de veículos já no dia 2 de abril.
Outra opção, considerada menos provável, seria a Seção 122 da Lei de Comércio de 1974. Essa medida permitiria tarifas de até 15% por um período máximo de 150 dias.
Venezuela afetada
Na última segunda-feira (24), Donald Trump anunciou que os Estados Unidos aplicará uma “tarifa secundária” de 25% sobre qualquer país que comprar petróleo e gás da Venezuela.