“A nossa era de ouro acabou de começar”

"América em primeiro lugar": Trump inicia segundo mandato com promessas e ordens executivas

Donald Trump toma posse e promete mudanças para o segundo mandato, com medidas como emergência na fronteira

Donald Trump inicia segundo mandato com reforço de segurança na fronteira e grandes promessas.  Foto: SAUL LOEB/REUTERS
Donald Trump inicia segundo mandato com reforço de segurança na fronteira e grandes promessas. Foto: SAUL LOEB/REUTERS

Donald Trump assumiu oficialmente o cargo como 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). A cerimônia de posse, que começou ainda pela manhã e seguiu ao longo do dia, reuniu figuras importantes e ex-presidentes.  

Posse do Donald Trump  

Trump prestou juramento às 14h03 (horário de Brasília) e oficializou o início do segundo mandato. Ao longo do evento, JD Vance tomou posse como vice-presidente dos Estados Unidos. 

A cerimônia contou com a presença de líderes políticos e grandes personalidades, incluindo ex-presidentes como Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. Ao mesmo tempo, Joe Biden e Kamala Harris também participaram da troca de poder.  

Além disso, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Elon Musk estavam presentes no capitólio.

Nas últimas semanas, os bilionários e donos de grandes empresas do setor da tecnologia se aproximaram de Donald Trump.  

LEIA MAIS: Zuckerberg encerra checagem de dados no Facebook e Instagram

Trump também chamou políticos ultraconservadores europeus como Tino Chrupalla (AfD), Santiago Abascal (VOX) e Nigel Farage. Além disso, Trump enviou convites para Javier Milei, da Argentina, Giorgia Meloni, da Itália, e Viktor Orbán, da Hungria.

Jair Bolsonaro também foi convidado, mas, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido do ex-presidente do Brasil viajar aos Estados Unidos.

O presidente Lula (PT) não foi para a posse, sendo representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti. 

“América em primeiro lugar”, diz Trump em discurso de posse  

Após o juramento, Trump começou um discurso de posse. “Não vamos permitir que tirem vantagem de nós. […] Durante todos os dias do meu mandato, vou colocar a América [Estados Unidos] em primeiro lugar.   

Ele ainda citou a tentativa de assassinato que sofreu em julho de 2024 durante comício com eleitores na Pensilvania.   

Ordens executivas e fronteira

Logo no início do discurso, ele prometeu assinar diversas ordens executivas para mudar os EUA em uma restauração para o país em uma “revolução do bom senso”.  

Como esperado, ele anunciou que irá declarará emergia na fronteira entre México e Estados Unidos. Leia sobre a medida aqui.

A crise inflacionária foi causada por um excesso de gastos e pelo aumento de energia. Ele também declarará situação emergencial no setor energético.  

Como será os novos impostos dos EUA?

Trump também prometeu que os EUA exportem energia para o mundo todo e que o país se tornará uma “nação rica”.  

Acima de tudo, o presidente disse que irá taxar os países estrangeiros. “Dessa forma, estamos estabelecendo um sistema de impostos externos para coletar todas as tarifas, tributos e receitas que será imenso que entrará no nosso tesouro”.  

Liberdade de expressão em novo mandato

Sobre liberdade de expressão, Trump afirmou que “nunca mais esse poder do Estado será usado para perseguir oposição política. Não vamos permitir que isso aconteça”.  

Ele continuou: “vamos formar uma sociedade que será baseada em mérito”. O presidente dos EUA afirmou que a partir de hoje a política oficial dos EUA afirmará que há apenas dois gêneros: masculino e feminino. 

Futuro dos Estados Unidos

Além disso, durante o discurso, Trump também prometeu que os Estados Unidos colocarão a bandeira do país em Marte. 

“Não há nenhuma outra nação como a nossa”, disse Trump ao citar diversas conquistas de estadunidenses como a ida do homem à lua e a criação do smartphone.

Ainda mais, ele completou: “Nosso país for forjado e criado por gerações de patriotas que deram tudo de si em nome da nossa liberdade. […] Vamos vencer como nunca antes” 

“A nossa era de ouro acabou de começar”, finalizou Trump.