"Ligação foi muito boa"

Trump e Xi Jinping discutem comércio e TikTok antes da posse

Em ligação antes da posse presidencial, Donald Trump e Xi Jinping abordaram cooperação entre China e EUA, comércio e outros temas

Donald Trump e Xi Jinping

Donald Trump, teve uma conversa telefônica com o líder chinês, Xi Jinping, antes da posse do presidente eleito dos Estados Unidos. Trump e a mídia estatal chinesa confirmaram que a ligação ocorreu nesta sexta-feira (17).

Conversa entre Trump e Xi  

Na conversa, os dois líderes discutiram temas sensíveis como comércio, o tráfico de fentanil e a situação do aplicativo TikTok, além de destacarem a importância de colaboração para garantir a paz e a segurança globais.  

LEIA MAIS: TikTok pode sair do ar nos EUA nesta semana: veja detalhes da proibição federal 

Trump compartilhou detalhes em uma postagem em sua rede social. “A ligação foi muito boa tanto para a China quanto para os EUA. Espero que resolvamos muitos problemas juntos, começando imediatamente”, afirmou o bilionário.  

Xi Jinping destacou o desejo de um início positivo nas relações entre os países no novo mandato de Trump, de acordo com a emissora chinesa CCTV.  

Representação chinesa na posse 

Porém, a China será representada pelo vice-presidente Han Zheng na posse de Trump, que acontecerá na próxima segunda-feira (20) em Washington.  

Han declarou que a China está pronta para buscar um caminho de convivência pacífica e cooperação mútua com os Estados Unidos, de acordo com informações da CCTV. 

LEIA MAIS: Bolsonaro recorre após decisão de Moraes que retém passaporte para posse de Trump 

Ele ressaltou os princípios de respeito mútuo e cooperação para “promover em conjunto o desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China-EUA”. 

“A China está preparada para encontrar um caminho correto para a convivência entre China e EUA na nova era”, completou Han.  

Relação entre China e EUA  

As relações entre os país enfrentam desafios em áreas como tarifas comerciais, tecnologia e o status de Taiwan.  

Além disso, Trump já havia mencionado a possibilidade de impor tarifas de até 60% sobre produtos chineses.