A maioria das mulheres atinge o pico de poder aquisitivo por volta dos 40 anos, enquanto a maioria dos homens atinge o pico de ganho por volta dos 49 anos.
Muitos de nós querem trabalhar mais tempo do que os pais, mas todos ouvimos as estatísticas e histórias de amigos sobre trabalhadores com mais de 50 anos sendo demitidos.
Como podemos melhorar nossas carreiras no futuro e proteger nosso poder aquisitivo à medida que envelhecemos?
Não é tão simples quanto apenas acompanhar as tendências do setor ou aprender novas habilidades digitais.
E, neste ponto da sua carreira, tenho certeza de que você sabe o valor de estar constantemente atento a novas oportunidades, especialmente aquelas que afetam os resultados finais de sua empresa.
Você sabe que precisa contar uma história convincente de como suas várias experiências fazem de alguém que seu empregador não pode viver sem.
Mas mesmo que você esteja fazendo as coisas certas, pode chegar um momento em que você precisa fazer uma mudança sem sacrificar o poder aquisitivo.
Para se preparar para essa eventualidade, recomendo cinco dicas:
Pense além do seu cargo
Se você está muito ligado ao seu cargo, isso pode limitar sua capacidade de imaginar novas opções.
Você se dá mais opções pensando além do seu cargo.
Em vez disso, procure o porquê do que você faz.
Por exemplo, minha primeira carreira foi como um atendente de telemarketing no Banco Itaú. No entanto, quando mudei minha consciência de mim mesmo de “atendente de telemarketing” para o mais profundo por que por trás dessa escolha – “ajudo as pessoas a resolver problemas” – comecei a ver novas maneiras de resolver problemas em diferentes setores com pessoas, equipes, executivos, empresas e organizações.
Isso me deu mais opções do que ser um atendente de telemarketing.
Em diferentes estágios da minha carreira, era fundamental ter mais de uma maneira de demonstrar meu valor que ainda estava de acordo com minha orientação profissional mais ampla.
Seja mentor de pessoas mais jovens, e deixe-os orientá-lo
Use a orientação bidirecional como forma de manter o aprendizado e o crescimento constantes.
Não permita que diferenças geracionais inibam suas oportunidades de aprendizado em sua carreira ou limite-se a uma rede que está envelhecendo ao seu lado.
Em vez disso, mantenha sua rede atualizada conhecendo pessoas mais jovens.
Aumentará sua visibilidade e valor para servir como mentor para pessoas mais jovens que podem se beneficiar de sua vasta experiência.
Ao mesmo tempo, os jovens aprendizes podem ajudá-lo a permanecer atualizado – novamente, aumentando seu valor para um empregador.
Se o seu empregador ou comunidade não tiver um programa de mentor mais formal, considere assumir um papel de liderança ao criar um.
Essa liderança mostrará sua disposição de abraçar oportunidades informais e formais de aprendizado.
Avalie com cuidado a reinvenção da sua carreira
Muitas vezes, nos seus 40 e 50 anos, as pessoas sentem que é hora de uma reinvenção na carreira.
Neste ponto central da sua vida e carreira, não é incomum sentir que você quer reavaliar seu caminho e suas oportunidades.
Talvez para maior realização profissional, uma direção de vida diferente ou mais flexibilidade.
Antes de decidir que este é o seu tempo para uma mudança radical, avalie seu nível de estabilidade financeira.
Se a mudança de carreira significaria ganhar significativamente menos, tente viver nessa quantia mais baixa por alguns meses primeiro para ter certeza de que você pode fazê-lo. S
e você passou 25 anos subindo ao topo do seu campo, você estará assumindo um grande risco financeiro ao prepará-lo para começar uma nova carreira.
Conecte sua carreira anterior ao seu próximo passo
Se você quiser fazer um movimento, esse movimento não precisa ser tão brusco que irá desconectá-lo de seus valores pessoais.
Crie uma narrativa que integre o que você fez no passado com sua visão maior e mais atual para o futuro. Olhe para conectar os pontos entre onde você esteve e onde você quer ir.
Por exemplo, você é uma pessoa inovadora que gosta de encontrar melhores formas de realizar certas atividades?
Você gosta de trabalhar com outras pessoas para ajudá-las a melhorar e crescer? Ou talvez você seja motivado pela missão e queira fazer do mundo um lugar melhor para todos.
Estes são apenas alguns exemplos de maneiras de ver a si mesmo e tudo o que você faz através de uma lente que é maior do que apenas um título de trabalho.
Ao considerar seu próximo passo, junte suas experiências usando sua lente maior com base nos padrões que você viu e destaque o valor que você fornece aos outros, independentemente do título.
Essa mudança permitirá que você reinvente sua carreira sem que sua carreira pareça ou pareça desconectada.
Faça um plano para uma “aposentadoria de trabalho”
A melhor maneira de proteger seu futuro financeiro é adiar a aposentadoria o máximo que puder, ou trabalhar durante sua aposentadoria para compensar suas despesas.
Se você ainda não fez isso, tente criar uma imagem mais clara de seus planos de longo prazo, mesmo depois de se aposentar.
Você planeja continuar trabalhando em tempo parcial? Você pretende começar ou continuar a trabalhar em um negócio paralelo ou baseado em casa?
Afinal, nunca é cedo demais para começar a fazer esses planos e aprender o que você precisa saber para tornar esses planos de carreira uma realidade.