Os golpes na internet têm se tornado cada vez mais frequentes e o mercado financeiro não está imune a essas fraudes.
Um dos mais aplicados envolve a solicitação de pagamento antecipado para a liberação de valores de empréstimo e prejudica pessoas que buscam crédito para organizar suas finanças.
O especialista André Oliveira, CEO da CredFácil, traz dicas sobre como identificar e evitar cair em golpes de empréstimos online.
O perigo dos golpes de empréstimo
Segundo o Relatório de Fraude Scamscope, desenvolvido pela ACI Worldwide em parceria com a GlobalData, as perdas causadas por golpes que envolvem o PIX podem ultrapassar US$ 635,6 milhões (cerca de R$ 3,7 bilhões) no Brasil até 2027.
Isso reflete o aumento de fraudes no ambiente digital, especialmente no setor financeiro, onde os criminosos exploram a vulnerabilidade de quem precisa de crédito.
“Os criminosos se passam por representantes de instituições financeiras, oferecendo condições de crédito aparentemente vantajosas”, explica André Oliveira.
1. Desconfie de propostas de pagamento antecipado
Uma prática comum entre golpistas é solicitar pagamento antecipado para a liberação do empréstimo.
Essa é uma das principais formas de identificar uma fraude. “Não realize nenhum depósito ou transferência antes de ter certeza de sua legitimidade”, alerta Oliveira.
2. Mantenha-se informado
A informação é uma poderosa ferramenta de proteção. Empresas legítimas seguem as normas do Banco Central e não solicitam pagamentos antecipados para liberar empréstimos.
3. Exija contratos e documentos formais
Antes de realizar qualquer pagamento, certifique-se de que você recebeu um contrato ou documento que formalize a transação.
“Empresas legítimas sempre fornecem documentação formal e clara sobre os termos e condições dos serviços ou empréstimos”, orienta o especialista.
4. Confirme o contato da empresa
Se você for abordado por e-mail, mensagem ou ligação, entre em contato diretamente com a instituição financeira utilizando informações oficiais do site da empresa.
5. O que fazer se você já caiu em um golpe?
A primeira ação é buscar ajuda legal.
“Vá imediatamente à delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, apresentando todos os comprovantes de pagamento”, finaliza André.
As informações são de Markable Comunicação.