A BlackFriday e o Natal são as duas datas que concentram a maior intenção dos brasileiros em fazer compras pelo celular.
Segundo a pesquisa da Digital Turbine, plataforma de aplicativos mobile, cerca de 53% dos brasileiros pretendem fazer compras pelo celular, com média de três produtos, na BlackFriday. Já no Natal, esse número é ainda maior, com 89% dizendo que usarão o smartphone para comprar, com média de seis itens.
Os aplicativos chamam a atenção dos brasileiros de verdade. 40% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante o pico da pandemia. 59% acreditam que continuarão a usá-lo na mesma medida que usam hoje, mesmo após o período de pandemia. 20% dos brasileiros não passam mais de 30 minutos longe do celular. 19% administram no máximo 1 hora longe do celular.
Para compras via smartphone, o cenário continua positivo. 92% dos brasileiros compram pelo aparelho. Destes, 30% passaram a comprar ainda mais pelo celular após o início da pandemia. Apenas 18% só adquiriram o hábito na pandemia.
Por outro lado, 24% ainda não consideram as compras pelo celular muito seguras. Quanto aos motivos que levam o brasileiro a preferir o smartphone para fazer compras, 70% é para economizar tempo e 54% porque não precisa sair de casa. O computador ainda sai na frente na facilidade de navegação e visualização. O consumidor brasileiro considera importante comprar em uma loja segura, com taxas de frete baixas.
Sobre as vantagens da compra física, 68% dos brasileiros consideram importante poder experimentar e ver os produtos antes de comprar, e 58% consideram vantajoso não ter que pagar pelo frete.
A pesquisa ouviu 846 pessoas durante o mês de agosto.