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65% dos negativados gastam menos em suas compras por estarem com o nome sujo, revela pesquisa

Levantamento inédito também mostrou que, para 43% dos consumidores, o principal impacto em ter o nome sujo seria não ter acesso a cartões de crédito

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De acordo com o Serasa Experian, a quantidade de inadimplentes atingiu o recorde de 70,9 milhões no mês de janeiro deste ano. A SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou uma pesquisa para entender o perfil dos consumidores negativados e revelar os principais hábitos de consumo desse grupo.

Hábitos de consumo

Segundo o levantamento, 56,4% dos clientes negativados utilizam compras à vista (pix, débito, boleto ou dinheiro) como principal forma de pagamento.

Os dados mostram ainda que, para 43,0% dos consumidores, não possuir mais acesso a cartões de crédito seria o principal impacto no uso de serviços financeiros. 

Outro ponto revelado na pesquisa mostra que 48,5% deles realizam principalmente compras online, com métodos de pagamentos à vista (pix, boleto, dinheiro, etc), e somente 7,4% utilizam crediário de lojas físicas. 

A opção de crediário, porém, parece ser importante para esse grupo, uma vez que 61,1% dos consumidores com “nome sujo”, consideram a possibilidade de abrir crediários em lojas um fator decisivo na hora de comprar algum produto.

Apesar das dificuldades encontradas, 83,8% dos consumidores negativados afirmam que voltariam a comprar os produtos ou utilizar serviços da empresa que os negativou.
 

Impacto na economia

A pesquisa também revelou os impactos causados pela negativação dos clientes.

69% dos negativados afirmam ter algum tipo de dificuldade para realizar compras ou utilizar serviços. 65% vão além, e afirmam que reduziram a frequência e/ou o valor de suas compras, e 72,1% já deixaram de realizar uma compra ou utilizar um serviço por estar com o nome sujo.
 

Perfil do consumidor

O estudo também conseguiu traçar um perfil de comportamento dos consumidores, e 60% alegaram ter o nome sujo pelo menos uma vez ao longo de suas vidas.

Entre os endividados, dívidas com cartões de crédito são o principal motivador das dívidas, com 62% dos negativados que dizem que esse foi o motivo de sua inadimplência. 

Quanto aos valores das dívidas, o estudo mostrou que 70,1% dos negativados possui dívidas de até 5 mil reais, além de revelar que o principal motivo que impede os endividados de quitarem suas dívidas é a falta de renda (58,9%), seguido de por acreditar que os juros das dívidas são abusivos (23,3%). 

Para realizar o levantamento, a SoluCX ouviu mais de 1338 consumidores em todo o Brasil entre os dias 23 de fevereiro a 1º de março. O levantamento pode ser baixado gratuitamente aqui: Comportamento de compra negativados 2023.

As informações são de VCRP Brasil.

*Matéria alterada às 15:08, do dia 13 de abril de 2023, a pedido de VCRP Brasil.