Consumo

77% dos brasileiros testaram um novo meio de pagamento no último ano, diz Mastercard

83% dos entrevistados afirmaram estar mais abertos para novas formas de pagamento agora do que estavam há um ano

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pesquisa da Mastercard divulgada hoje (14) aponta que 77% dos brasileiros testaram uma nova forma de pagar nos últimos 12 meses. O estudo "Mastercard New Payments Index" foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 10 de março de 2021 a partir de entrevistas online com 15.569 consumidores em 18 países em quatro regiões do mundo. No Brasil, foram 1.002 entrevistados.

Ainda de acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados afirmaram estar mais abertos para novas formas de pagamento agora do que estavam há um ano.

Perguntados sobre suas compras nos últimos 12 meses, os consumidores brasileiros revelaram que este foi um período em que entraram em contato com novas formas de consumir. Mais de 30% realizaram compras online e retiraram seus pedidos pessoalmente (pick-up) pela primeira vez, enquanto 29% testaram comprar algo via aplicativos de redes sociais (como Instagram ou Facebook).

Além disso, hábitos digitais que já estavam inseridos na rotina dos consumidores foram impulsionados nos últimos 12 meses. Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando com mais frequência aplicativos de delivery de comida, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces online e 57% realizaram mais compras em lojas online no último ano.

Por outro lado, as compras presenciais e os pagamentos em dinheiro foram colocados em segundo plano. No último ano, 66% dos respondentes disseram ter realizado menos alguns tipos de compras presenciais, enquanto mais da metade (51%) dos entrevistados revelou estar realizando menos pagamentos em dinheiro. Os consumidores também revelaram que, em 2020, passaram a comprar mais em lojas que oferecem múltiplas formas de pagar.

Daqueles que já realizavam pagamentos por aproximação, 60% disseram ter utilizado esse método com mais frequência no último ano, enquanto entre os usavam QRcodes, 51% afirmaram que os utilizaram com mais frequência

Quando questionados sobre motivos que os levariam a testar novos métodos de pagamento, os consumidores brasileiros destacaram que ganho de tempo (58%) e evitar o uso do dinheiro (55%) são os aspectos mais importantes.