Geral

A carne suína passou de 16,9 quilos para mais de 18 quilos per capita no Brasil

Confira aqui a comparação do consumo de carne suína no Brasil

Na terça-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma comparação do consumo de carne suína no Brasil em comparação ao ano passado. 

Diante da alta dos preços de outras proteínas, como frango e ovo, o consumo médio de carne suína passou de 16,9 quilos para mais de 18 quilos per capita no Brasil.

De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em julho deste ano, o quilo de pernil suíno custava quase 30% menos do que a mesma quantidade de filé de frango com pele e osso.

 Já o preço da dúzia de ovos subiu 202,13% acima da inflação oficial desde março de 2020, segundo a 3ª edição do Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

A tendência atual é de uma procura ainda maior durante as festividades de Natal e Ano-Novo, mas em um estudo realizado pelo economista Fernando Agra, ele indica ser seguida as tradições, pois além do sabor e da qualidade dos cortes suínos, o mesmo levantamento ainda apontou outra vantagem, espera-se uma queda de 3% no preço da carne de porco, tornando ideal para ser servida no Natal e no Ano Novo, sem comprometer o bolso.