Por Gabriel Codas – Investing.com – Por meio de fato relevante, a Rumo (SA:RAIL3) informou que, em conjunto com a Rumo Malha Oeste, protocolou junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o pedido de adesão a processo de relicitação referente ao objeto do contrato de concessão celebrado entre a Malha Oeste e a União, por intermédio do Ministério dos Transportes.
As ações da companhia operam com perdas de 1,19% a R$ 23,24 na B3 às 11h50, desempenho pior do que o Ibovespa hoje. O principal índice acionário brasileiro não tinha sentido definido e operava com leve baixa de 0,01% a 104.297 pontos no momento da escrita.
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A Malha Oeste informa que adotará todas as providências necessárias para o cumprimento das condições estabelecidas no Processo de Relicitação. Durante as negociações perante a ANTT, a Malha Oeste continuará a prestar os serviços de transporte ferroviário de cargas, conforme condições, prazos e determinações da ANTT.
Em nota enviada a clientes, o banco de investimentos Credit Suisse lembra da disputa entre Rumo e ANTT referente a uma alteração na regulamentação feita após o início da concessão, em 1996. A mudança trouxe mais competição no transporte de combustíveis e fez a concessão perder atratividade. A ALL, que depois foi incorporada pela Rumo, solicitou na época o reequilíbrio contratual e uma liminar permitiu a suspensão dos pagamentos da taxa de concessão.
Para eles, o movimento da Rumo tem como objetivo esclarecer o desequilíbrio econômico do ativo e sua reivindicação ao reequilíbrio da concessão. A equipe acredita quem um novo processo de licitação para Malha Oeste não seja bem-sucedido nas condições atuais.