Pagar mesada para os filhos pode fazer com que eles poupem até cinco vezes mais do que se recebessem dinheiro apenas eventualmente. A conclusão vem de uma análise do comportamento de usuários do Blu by BS2, uma conta para adolescentes com foco na educação financeira do Banco BS2.
"A mesada é o principal instrumento de educação para crianças e adolescentes, e estes números demonstram isso com muita clareza", afirma Marcos Figueiredo, cofundador do Blu by BS2.
Segundo o estudo, entre os jovens que recebem mesadas em datas fixas, 20% poupam recursos na conta reserva. Já para quem recebe dinheiro esporadicamente o índice é de apenas 3,5%.
Para Figueiredo, a mesada regular ajuda a criar hábitos importantes para a formação de cidadãos conscientes financeiramente no futuro, com a capacidade de planejar os gastos, por exemplo.
A análise mostrou ainda que os usuários com mesada conseguem poupar valores mais altos: os totais aportados para contas reserva são quatro vezes maiores neste grupo, em comparação aos adolescentes que só recebem dinheiro em transferências eventuais.
"O ideal é o adolescente se acostumar a separar uma parte da mesada assim que receber, aprendendo a poupar antes de consumir", finaliza Figueiredo.
Com informações da JeffreyGroup