A AES Brasil (AESB3), empresa de geração de energia 100% renovável, anunciou um acordo com a Microsoft (MSFT34) com a assinatura de um PPA (contrato de compra e venda de energia), reportado nos resultados do primeiro trimestre, para o fornecimento de energia renovável pelo prazo de quinze anos, com início em julho de 2024.
A energia vai ser gerada pela AES Brasil a partir do Complexo Eólico Cajuína, que encontra-se em desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Norte (RN), e deve entrar em operação ainda neste ano.
O projeto com a Microsoft vai possuir 154 MW de capacidade eólica instalada – que seria suficiente para gerar energia correspondente ao consumo de cerca de 250 mil residências e para evitar a emissão anual de 28 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) – além de contar com um investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Esse foi o primeiro contrato no Brasil entre as duas empresas e expande um relacionamento global para o fornecimento de energia renovável já existente.