A Grana Capital, empresa que oferece o primeiro aplicativo a automatizar a gestão do Imposto de Renda para investidores da Bolsa, divulgou na segunda-feira (3) a edição de setembro do Ranking Grana Capital de Ações Recomendadas, que registra a variação do desempenho das sugestões feitas pelos analistas das maiores corretoras do país.
Em setembro, apenas quatro das nove corretoras analisadas registraram desempenho positivo e três delas superaram o Ibovespa, que fechou o mês em
0,47%.
O ranking mensal foi liderado pela Ágora, com 4,68%, seguido pelo BTG Pactual, com 2,88%, e pela ModalMais, com 2,85%.
A ação que mais se repetiu nas carteiras recomendadas foi a da Vale (VALE3), que apareceu nas nove carteiras e alcançou performance positiva de 11,69%. Já a do Itaú (ITUB4), com queda de 8,72% ,se repetiu oito vezes, e a da Petrobras (PETR4), com variação negativa de 10,32%, apareceu em seis carteiras.
O ranking inclui as carteiras publicamente recomendadas de nove grandes corretoras de varejo do país em número de transações de pessoas físicas, de acordo com informações do Tesouro Nacional e da B3.
Compõem o levantamento Banco do Brasil, Itaú, Santander, ModalMais, BTG Pactual, XP Investimentos, NuInvest, Inter e Ágora.
A Caixa Econômica Federal e a Clear Investimentos ficaram de fora porque não informaram se fizeram recomendações públicas em setembro de 2022, esclareceu a Grana Capital.