Varejo

AliExpress abre seu marketplace para lojistas brasileiros

Sem custos, vendedores poderão se beneficiar do tráfego e de usuários da empresa no país

- Divulgação
- Divulgação

Nesta terça-feira (17), o AliExpress, serviço de vendas internacionais do grupo Alibaba, anunciou a abertura de seu marketplace para todos os vendedores brasileiros. Com isso, a partir de agora, lojistas nacionais poderão se beneficiar, sem qualquer tipo de custo, do tráfego e dos milhões de usuários que a empresa acumula no Brasil há 11 anos, quando passou a funcionar no país.

O AliExpress afirma que ao abrir sua plataforma para os lojistas brasileiros, passou a oferecer comissões mais baixas e mais competitivas que a média do mercado nacional. Assim, os lojistas pagarão valores entre 5% e 8% (variam conforme a categoria dos produtos vendidos) de seu faturamento à plataforma, que em troca oferecerá um serviço integrado de logística.

O serviço de entregas do AliExpress permitirá frete gratuito para todo o território nacional nas vendas de lojistas brasileiros para consumidores localizados no Brasil. O frete não terá custo sempre que o valor da compra for de pelo menos R$ 50 e caso o produto enviado não tenha peso excessivo.

O envio de produtos dentro do território nacional será coordenado pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, que já possui operação no Brasil. Os técnicos da Cainiao serão responsáveis por adicionar tecnologias avançadas do grupo Alibaba no Brasil e coordenar os serviços prestados por diversos parceiros locais.

Além da excelência logística, frete grátis e menores comissões, o serviço de vendas locais do AliExpress assegurará aos lojistas brasileiros em sua plataforma um fluxo de repasses financeiros mais rápido que a média do mercado e a possibilidade de realizarem saques, sem custos, diariamente.

Vendedores que abrirem sua loja no AliExpress poderão se beneficiar, ainda, de ferramentas de marketing inovadoras criadas pelo grupo Alibaba para melhorar a conversão e performance de suas vendas. Canais como a Universidade AliExpress, por exemplo, já oferecem, em português, cursos técnicos de marketing digital e um serviço de suporte via call center disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas dos novos vendedores que ingressam na plataforma.

Para promover uma conversa direta entre executivos e técnicos do AliExpress no Brasil e no exterior com os vendedores brasileiros, a empresa decidiu fazer um evento online no próximo dia 1º de setembro, a partir das 9 horas da manhã.

"A missão do Alibaba é tornar mais simples e fácil o jeito de fazer negócios em qualquer parte do mundo. Agora, poderemos não apenas atender os consumidores brasileiros, mas também colaborar com nossa tecnologia para o crescimento de pequenos e médios negócios no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento e a digitalização da economia brasileira", declarou Yaman , porta-voz do AliExpress.

Inicialmente, só serão autorizadas as entradas de vendedores que possuam um cadastro CNPJ. A exigência, segundo a empresa, é uma maneira de melhor controlar a qualidade dos serviços oferecidos na plataforma.