Ações

Altas e baixas do Ibovespa: petroleiras saltam com conflito no Oriente Médio

Ações da Casas Bahia (BHIA3) recuam 4,9%, seguidas por Azul (AZUL4), com queda de 3,2%

Aeronave da Azul (AZUL4) - Foto: NurPhoto/ Getty Images
Aeronave da Azul (AZUL4) - Foto: NurPhoto/ Getty Images

Confira abaixo as ações que mais sobem ou caem na sessão desta segunda-feira (9) no Ibovespa. O índice avançou 0,86%, aos 115.156,07 pontos. 

Maiores baixas do índice

Ação Variação
Casas Bahia ON (BHIA3) -4,92%
Azul PN (AZUL4) -3,21%
Alpargatas PN (ALPA4) -2,49%

Maiores altas do índice 

Ação Variação
Prio ON (PRIO3) +8,62%
PetroReconcavo ON (RECV3) +8,14%
3R Petroleum ON (RRRP3) +6,12%

Fonte: br.investing

Azul (AZUL4), Cemig (CMIG4), Petrobras (PETR3)(PETR4), Sabesp (SBSP3) e Vale (VALE3) são alguns dos destaques que protagonizam o noticiário corporativo desta segunda-feira, 9 de outubro:

Empresas

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada:

Alupar (ALUP11)

A Alupar (ALUP11) informou o fechamento da operação entre a companhia e duas controladas da WEG para a formação de uma parceria societária que tem por objeto a geração de energia por meio da Central Geradora Eólica AW Santa Régia, de sua controlada EAP II.

Azul (AZUL4)

A Azul (AZUL4) anunciou a ampliação da operação no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com um salto de três voos diários para trinta saídos do terminal internacional.

Cemig (CMIG4)

A Cemig GT, subsidiária de Cemig (CMIG4), concluiu a venda da fatia que detinha no Consórcio Baguari para a Furnas, controlada pela Eletrobras (ELET3)(ELET6), por R$ 421,2 milhões.

A companhia não informou o impacto líquido da venda sobre seus resultados.

IRB (IRBR3)

Em evento para corretores de seguros, na sexta-feira (6), em São Paulo (SP), o vice-presidente de Finanças, Atuário e Tecnologia, Rodrigo Botti, disse que a atual gestão estava “com uma atitude muito forte de fomentar novos negócios, não o de ter uma postura oportunística”.

Petrobras (PETR3)(PETR4)

i. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) negou um recurso da Petrobras (PETR3)(PETR4) em um processo que envolve débitos fiscais de cerca de R$ 6,5 bilhões.

ii. A estatal anunciou uma reestruturação de sua diretoria de governança e conformidade com a criação de gerências para responsabilização disciplinar e para temas específicos, como a discriminação. 

Sabesp (SBSP3)

A Sabesp (SBSP3) pretende alcançar uma autoprodução de 45% do seu consumo de energia e com outros 4,5% de geração distribuída por meio de usinas solares fotovoltaicas no ano de 2027.

De acordo com o jornal Valor, a Sabesp pretende lançar a licitação para o projeto de autoprodução de energia ainda neste ano.

Saraiva (SLED3)(SLED4) 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decretou a falência da rede de livrarias Saraiva (SLED3)(SLED4), em decisão publicada na sexta-feira (6), após a empresa, que estava em recuperação judicial desde 2018, entrar com um pedido de autofalência.

Vale (VALE3)

A China Mineral Resources começou a negociar o fornecimento de minério de ferro para 2024 com a Vale (VALE3), a Rio Tinto, a BHP e a Fortescue Metals. 

(Valor)