A Multiplan divulgou, após o fechamento do pregão desta segunda-feira (29), um resultado bom e em linha com o esperado em termos de receita líquida e lucro líquido.
Os destaques positivos ficaram por conta do desempenho das Vendas nas Mesmas Lojas (SSS), que apresentou aumento de 6,7% no trimestre, e de Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR), que apresentou aumento de 9,6%, o maior crescimento dos últimos cinco anos.
Esperamos impacto positivo no preço das ações da Multiplan (MULT3) no curto prazo. Vemos como sólido o resultado operacional da companhia, que continuou com boa ocupação e baixa inadimplência.
Em relação aos números, a receita líquida veio em linha com o esperado, com crescimento de 6,2% na receita de locação no trimestre comparado ao mesmo período de 2018. O resultado operacional dos shoppings (do inglês NOI) apresentou crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior.
O Ebitda ajustado, métrica para ver como anda a geração de caixa da operação, somou R$ 214 milhões, um pouco mais fraco em função do aumento das despesas administrativas (impactadas principalmente pelas despesas com a inauguração do novo shopping do grupo, o ParkJacarepaguá). De qualquer forma, a margem Ebitda ajustada continua sólida, na casa dos 70% no trimestre.
Na última linha do resultado, o lucro líquido ajustado apresentou aumento de 16,8%, atingindo R$ 136,9 milhões, impulsionado pelo crescimento da receita líquida.
A companhia pode ainda expandir sua área bruta locável (ABÇ) mais que seus outros concorrentes, seja através de novos projetos (greenfields) ou expansões, e tudo isso com custos de captação bastante baixos.
A Multiplan tem baixo nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda de 2,5 vezes.