Nesta sexta-feira (25), a Anda (Associação Nacional para a Difusão de Adubos) divulgou nota "lamentando" o ataque da Rússia à Ucrânia e pontuando que ainda é cedo para analisar os impactos para o setor e toda a cadeia alimentar diante das sanções internacionais.
O agronegócio aguarda com preocupação o desenrolar da guerra entre Rússia e Ucrânia, já que os russos são os maiores exportadores de fertilizantes do mundo.
"A Anda, neste momento, dedica sua atenção ao possível risco de oferta de insumos para a produção de fertilizantes e impactos na cadeia de suprimentos internacionais, inclusive no Brasil", afirmou a entidade no comunicado.
Além disso, a Anda afirma no documento que seguirá monitorando a situação e os resultados concretos para o setor, bem como buscando alternativas para manter o abastecimento de adubos no mercado brasileiro.
"A associação enfatiza que acompanha e promove diálogos sobre o cenário geopolítico com seus associados, setor agrícola, indústria, sociedade civil e, principalmente, o governo. Lembra que visita autoridades federais e propõe ações para amenizar possíveis impactos ao setor", destacou a Anda na nota.