Com a chegada do ano novo, o funcionamento de instituições e serviços essenciais será alterado nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Confira os principais ajustes na cidade de São Paulo.
Transporte público: horário para o ano novo em São Paulo
Por exemplo, o transporte público terá mudanças devido à tradicional festa de Réveillon na Avenida Paulista. Estações estratégicas do Metrô, como Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, permanecerão abertas durante toda a madrugada para atender ao público do evento.
O Metrô fechará a estação Consolação às 16h do dia 31 para evitar aglomerações.
Os passageiros poderão embarcar na estação Paulista, da Linha 4-Amarela, como alternativa. Além disso, o funcionamento das demais estações será ampliado até as 2h da manhã para embarque e desembarque.
Assim, após esse horário, somente o desembarque estará permitido.
Porém, no dia 1º, a operação do Metrô será normal, com início às 4h40.A CPTM adotará os horários de domingo para as suas linhas no feriado, enquanto os ônibus metropolitanos seguirão a escala de sábado durante a véspera.
Bancos e contas
As pOs bancos fecharão as agências em São Paulo durante o feriado. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os pagamentos de contas com vencimento em 31 de dezembro ou 1º de janeiro, como água, energia e telefone, poderão ser feitos no próximo dia útil sem a cobrança de multas ou juros.
A B3 funcionará no ano novo? Descubra aqui!
Os contribuintes devem quitar tributos e impostos com antecedência, pois não haverá compensação bancária durante o período.
Quem precisar, pode recorrer aos caixas eletrônicos e serviços digitais para operações como pagamentos via código de barras.
Os Correios funcionam no ano novo?
Nos Correios, as agências não abrirão nos dois dias. Apesar disso, o atendimento por telefone e via site continuará disponível 24 horas. A Agência Brasil informa que r as atividades presenciais serão retomadas no dia 2 de janeiro.
Já no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as agências de atendimento funcionarão em horário reduzido no dia 31, das 7h às 14h, e não abrirão no feriado. Para serviços eletrônicos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135 permanecerão ativos, com atendimento humano até as 18h.