Compras online

Após ano de restrições, itens para cuidar da saúde e beleza são os mais vendidos em 2021

Relógios tipo smartwatch e cílios postiços lideram compras de brasileiros no AliExpress

- Soundtrap via Unsplash
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Os consumidores brasileiros nos anos de 2020 e 2021 apresentaram mudanças relevantes nos hábitos de compras online no país e, agora, colocam itens de saúde e beleza no topo da lista dos mais vendidos. É isso o que aponta balanço do AliExpress, marketplace global que possibilita a compra diretamente de fabricantes e distribuidores.

O consumo reflete a evolução da pandemia na sociedade brasileira. Há um ano, no fim de 2020, por exemplo, os itens que mais registraram alta em vendas em todo o período foram produtos para o conforto no lar, como objetos de decoração e cuidados com o jardim, além dos eletrônicos voltados à conectividade. Reflexo de um momento em que estudantes e profissionais passaram a trabalhar e fazer aulas remotamente, as vendas de câmeras cresceram mais de 18.000% no último ano.

Já a análise dos itens mais vendidos em 2021, aponta que o consumo de eletrônicos e acessórios manteve-se em expansão, como a crescente venda de smartphones e fones bluetooth. No entanto, houve espaço para novos itens ligados ao cuidado com a saúde, como umidificadores de ar, garrafas de água e relógios do tipo smartwatch, usados para monitorar atividades físicas. Estes produtos ascenderam para a lista dos 10 mais vendidos no ano.

A lista reflete, ainda, o fato de que em 2021 muitos brasileiros, já vacinados, deixarem o isolamento e retornarem ao convívio social, o que elevou a venda de produtos ligados à beleza, como maquiagem e itens fashion. O produto mais vendido nesta categoria, por exemplo, foi “cílio postiço”. Este acessório de beleza foi, ao longo de 2021, o sétimo item a mais gerar receita na plataforma do AliExpress para brasileiros.

Na relação dos mais vendidos do ano, aparece também “óculos de sol”, outro indicativo de maior exposição a ambientes externos e viagens.

De acordo com Briza Bueno, diretora de marketing do AliExpress no Brasil, os dados refletem o crescimento da preferência da plataforma entre os brasileiros e permitem compreender algumas mudanças de hábito na vida dos consumidores.