A Ativa Investimentos tem previsão de câmbio e juros mais elevados, uma eventual maior deterioração fiscal e um PIB mais baixo após o anúncio de mudança no comando da presidência da Petrobras feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) na última sexta-feira (19).
Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna no lugar de Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras e deu declarações sobre possíveis interferências nas tarifas de energia e no comando de outras estatais.
O mercado reagiu às declarações do presidente da República. Nesta segunda-feira (22), as ações da Petrobras despencavam mais de 20%, enquanto as ações do Banco do Brasil e Eletrobras caíam mais de 11% e 5%, respectivamente.
"Ainda que Bolsonaro tenha dito que não irá intervir no preço da Petrobras, o discurso dele torna-se populista quando se vale de uma tentativa de colocar o povo como explorado. Ao afirmar que não vai interferir, e adiciona um 'mas', ele está, logicamente, justificando sua interferência, o que implica em uma incoerência", explica Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
A corretora também disse que ainda existe espaço para elevação de 6% no preço da gasolina no modelo de média Petrobras.