Poupança Velha

Após reunião do Copom, rendimento da poupança pode mudar

Caso a taxa Selic ultrapasse 8,5%, as aplicações em caderneta de poupança deverão ter o mesmo rendimento da chamada "poupança velha"

-
-

O Comitê de Política Monetária decidirá a taxa básica de juros da economia entre esta terça e quarta-feiras (7 e 8) e isso poderá mudar as regras de rendimento da poupança.

Atualmente, a Selic está em 7,75% ao ano. Caso a taxa chegue até 8,5%, o rendimento do investimento mais popular entre os brasileiros ficará em 70% dos juros básicos mais a taxa referencial, que atualmente está em zero. Mas, se o juro básico ultrapassar 8,5%, o rendimento passa a ser de 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano.

Se acontecer desta última forma, as aplicações em caderneta de poupança deverão passar a ter o mesmo rendimento da chamada "poupança velha".

Por quê?

Desde 2012, a poupança passou a ter dois tipos de remuneração. A primeira, quando a Selic está em até 8,5% ao ano, o rendimento é limitado a um percentual de 70% dos juros básicos mais a Taxa Referencial (TR, calculada pelo Banco Central e que está em zero desde 2017). Acima desse patamar, passar a vigorar outro tipo: o rendimento é de 0,50% ao mês, ou 6,17% ao ano.

Para os depósitos feitos até abril de 2012, ou seja, na chamada "poupança velha", os rendimentos são sempre calculados da segunda forma – independente da taxa de juros que estiver em vigor.

Mesmo que a mudança aconteça,  a poupança continuará perdendo para a inflação e para outros investimento de renda fixa. Ao menos no curto prazo.