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ARTIGO - Black Friday: melhores práticas para garantir um grande resultado nesta edição diferenciada

Implementada no calendário de ações das marcas há mais de uma década, a data recebe cada vez mais investimento e planejamento por parte das empresas

Black Friday - Reprodução
Black Friday - Reprodução

Por Rodrigo Martins*

A Black Friday é um dos melhores dias para alavancar as vendas do e-commerce. Implementada no calendário de ações das marcas há mais de uma década, a data recebe cada vez mais investimento e planejamento por parte das empresas, com o objetivo de garantir bom engajamento e conexão com o público e vendas positivas para clientes e comerciantes. 

A edição 2022 acontece em pouco mais de um mês, e além da expectativa de grandes resultados, traz alguns fatores que merecem atenção: o início da Copa do Mundo do Catar (com a estreia do Brasil marcada para a véspera da Black Friday), a volta total das atividades presenciais após dois anos de pandemia, e o elevado aumento dos custos de canais de mídia. 

Estes três pontos comprovam, mais do que nunca, a necessidade de planejamento antecipado para que o e-commerce possa se preparar para lidar com os fatores desafiadores. 

Para construir uma jornada consistente de engajamento e convencimento com o público – que começa a procurar, experimentar e muitas vezes até decidir o que vai comprar antes mesmo da semana da Black Friday chegar – o recomendado é começar a comunicação com os usuários o quanto antes para engajar e convencer a comprar o seu produto.

Melhores práticas

Os dias da semana da Black Friday são muito mais fortes de demanda e vendas quando comparados com o restante do mês.

Contudo, isso não quer dizer que não seja possível começar a gerar bons resultados desde o início do mês, principalmente pensando em Retorno sobre Investimento (ROI).

Se fizermos um recorte diretamente sobre mídia, os preços praticados no início de novembro são bem menores do que aqueles aplicados no decorrer do mês, momento em que a concorrência por espaço está maior – o que faz toda a diferença no faturamento geral.

Com o início da Copa do Mundo (que ocorre no dia 20 de novembro), muitas marcas estão adotando ações durante todo o mês. Dessa forma, é possível alcançar números muito mais significativos e um engajamento maior com os clientes.

Ter uma comunicação clara muito forte para alinhar expectativa com o usuário e potencial cliente também é um diferencial. Um grande desafio para os usuários na época da Black Friday é saber o período de promoção das suas marcas favoritas, qual o melhor momento de compra, e qual é o melhor produto ou marca.
 
Para ser eficiente é fundamental que o e-commerce esteja preparado para a demanda que vai ter, seja em questão de estoque e logística, como também na área de atendimento.

Olhar para trás pode ajudar. Faça um bom uso do conhecimento adquirido ao longo de cada ano e de cada Black Friday. O time de mídia e o time do e-commerce têm dados de como os seus usuários se comportam durante as promoções da Black Friday graças às experiências adquiridas nos anos anteriores, o que é crucial para conseguir um resultado melhor e mais assertivo.

Durante a semana da Black Friday, todos os times estão sobrecarregados e lidando com clientes muito exigentes e ativos. Portanto, qualquer problema que possa ser evitado ou resolvido o quanto antes garante não apenas uma melhor experiência para os consumidores, como uma rotina de trabalho mais confortável para o time do e-commerce.

Dicas rápidas

    Faça a antecipação de ofertas e comunicação da Black Friday. O quanto antes esse processo inicia, mais tempo você tem para convencer e converter o seu usuário na semana da Black Friday;
    Use o seu histórico e experiência das outras Blacks para planejar e antecipar possíveis imprevistos. Por exemplo, saiba qual produto faz mais sucesso e prepare o seu estoque;
    Tenha clareza e consistência na comunicação. O usuário costuma interagir mais se ele entende a promoção de forma simples e se essa oferta gera incentivo imediato para a compra;
    Alinhe todas as áreas da sua empresa para evitar problemas. O time de mídia precisa estar de acordo com o time de comercial e logística, assim é possível evitar problemas como pausa da campanha por falta de estoque do produto ou problema no prazo de entrega, por exemplo.

*Rodrigo Martins, CEO da Voxus