Por Renan Georges *
Visto como um assunto complexo por grande parte da população há alguns anos, os investimentos estão, pouco a pouco, se democratizando e se transformando em uma alternativa viável aos brasileiros. Existem opções para todos os perfis, desde os mais conservadores até os mais arrojados, e o avanço da tecnologia trouxe acessibilidade para os usuários entrarem neste setor. Entretanto, um bom investimento demanda planejamento e, principalmente, acompanhamento do mercado para identificar o melhor momento para ampliar a participação em um ativo ou, se for o caso, realocar o dinheiro em outras áreas.
Hoje, com o avanço das plataformas digitais de bancos e corretoras ficou mais fácil diversificar sua carteira com produtos de diferentes gestoras. Essa democratização é muito positiva, uma vez que as pessoas ganharam acesso a serviços sofisticados com valores iniciais mais baixos. Mas esse é apenas um lado da moeda. A distribuição dos recursos em diferentes classes de ativos e em diversas instituições financeiras também se torna um desafio, já que fica cada vez mais difícil acompanhar e controlar esses investimentos. Entrar no site de cada uma dessas instituições financeiras diariamente e classificar todos os investimentos em uma planilha, dá trabalho e toma muito tempo!
Assim surgiram os aplicativos financeiros para smartphones, visando resolver essa “dor” do investidor por meio de tecnologia e análise preditiva, oferecendo ferramentas de apoio ao gerenciamento de sua carteira. Todas essas funcionalidades permitem ao usuário acompanhar a evolução de seu patrimônio, a rentabilidade de seus ativos e até mesmo a definição de uma melhor estratégia ao seu perfil e objetivos.
Os apps atendem qualquer perfil de investidor, do pequeno ao milionário e do iniciante ao profissional. Isso porque a maioria dos existentes no mercado já são gratuitos (ideal para quem está começando) e já existem aqueles que oferecem a consolidação de carteira automatizada (para quem possui diversos tipos de investimento). Assim, o controle está literalmente na palma da mão!
Quando o assunto é investimento, muita gente tem receio em contar com o apoio de soluções digitais na gestão de sua carteira. O temor, claro, é com uma possível invasão a seus dados e o roubo de seu ativos. Contudo, essa preocupação não se justifica mais. Os melhores aplicativos financeiros utilizam os mesmos protocolos de segurança dos bancos e as informações são criptografadas. Além disso, o acesso aos dados do investidor é apenas para visualização e não para transações.
Se antes faltava tempo pra você cuidar da sua vida financeira, esse problema acabou! Mais do que fazer a gestão de sua carteira, a tecnologia garante transparência aos usuários possibilitando com que sejam interpretados de maneira única.
*Renan Georges é economista e Fundador do Fliper App