2020 obrigou indivíduos e empresas a saírem de sua zona de conforto. No ano passado, houve grandes perdas econômicas, de vidas humanas e de liberdades individuais. Diante desse cenário, o sonho de empreender se transformou em oportunidade para driblar a crise, seja incrementando renda ou até superando um eventual desemprego.
"Em 2020 o Brasil deve bater recorde de empreendedores iniciais. E isso é histórico no Brasil, país marcado pelo chamado empreendedorismo de necessidade: ao perder outras fontes de renda, muitos cidadãos buscam o empreendedorismo. Neste caso, contudo, muitas das vezes sem o preparo adequado", diz Edson Barbero, professor e membro do Conselho Curador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Barbero elenca algumas dicas para quem deseja empreender neste novo ano de 2021. Confira:
Inove e seja criativo
Empreender diante de tamanha crise econômica e restrições sanitárias está, em dúvida, entre uma das atividades mais desafiadoras. Isso porque o período atual passa por uma forte recessão de demanda, alto desemprego e diminuição de renda do consumidor, que se somam às grandes incertezas no cenário econômico a curto e médio prazo.
O professor aponta que esses fatores levam a necessidade de uma postura mais conservadora, mas que ao mesmo tempo não implique em ausência da inovação. Ações como preservação de caixa, maior cuidado com as decisões a serem tomadas, maior esforço de pesquisa, análise de concorrentes e demais práticas de gestão são ainda mais importantes em um cenário atual incertezas. O conselho é estudar bastante e depois executar.
Tenha espírito empreendedor
Outro ponto importante é entender que o momento atual de alto risco não significa uma temporada de ausência ou de limites para práticas empreendedoras. Como todas as demais crises, há também grande possibilidade de oportunidades inseridas neste contexto.
Esteja atento às oportunidades
As oportunidades precisam ser observadas com cuidado, e cada um, em seus diferentes setores. Um bom exemplo disso, cita Barbero, é que o cenário atual demonstrou alguns pontos importantes para quem pensa em empreender, como a maior participação dos negócios digitais na economia e na sociedade como um todo.
Muitas empresas e famílias buscaram, durante a pandemia, soluções para seus problemas por meios digitais. Isso pode ser observado em várias vertentes: desde a educação, que passa por um intenso processo de transformação digital, até o home office.
Abrace a digitalização
Se antes a digitalização já era algo presente, a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo. O especialista aponta que as oportunidades devem estar justamente na junção de arsenal tecnológico para a solução de problemas.
Solucione problemas
O professor defende que um empreendedor deve ser aquele que encontra problemas na sociedade e economia e procura solucioná-los com eficiência, buscando soluções que sejam melhores, que são chamadas de "maior valor agregado" quando comparadas àquelas já existentes no mercado.
Portanto, a pergunta que Barbero propõe o empreendedor a se fazer é: "qual é o problema que eu posso resolver de modo eficiente, utilizando tecnologias, com foco em clientes específicos e que me permita ser agregador e, como conseguinte a isto, seja possível ter rentabilidade e resultados econômicos satisfatórios?".
Entenda as pessoas
A chave para o sucesso, segundo Edson, está intimamente relacionada a busca em compreender os humanos. É importante conversar e ouvir as pessoas na busca por conhecer o mercado.
O professor diz que não se refere a uma pesquisa formal com formulários estruturados, mas sim ao ato de estar "de antenas ligadas" e "radar atento", identificando oportunidades, entendendo quais as dores individuais e quais são as necessidades coletivas do entorno que podem ser transformadas em uma oportunidade de exercer o empreendedorismo na solução destes problemas.
Adapte o negócio ao novo normal
Por fim, o conselho é observar a forte tendência desse mundo pós-pandêmico para negócios que tenham por base a tecnologia, saúde, bem estar e vida saudável (aqui uma gama enorme de categorias estão incluídas, como alimentação, esportes, cosméticos naturais, etc.) e serviços de entrega que apresentaram um boom em 2020 e ainda tem muito a ser explorado e melhorado.