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Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3): o que a Genial espera do terceiro trimestre das varejistas?

Casa avalia que o período foi marcado por consumidores com poder de compra pressionado, desinflação alimentar e mudança de comportamento do público B2B, algo "muito similar ao segundo trimestre deste ano"

- Divulgação
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O Assaí (ASAI3) e o Carrefour (CRFB3) divulgarão os resultados do terceiro trimestre deste ano, nos dias 30 e 31 de outubro, respectivamente. A expectativa da Genial Investimentos para os dados, é de saldo pouco animador com cenário de prejuízo para as varejistas.

A casa avalia que o período foi marcado por consumidores com poder de compra pressionado, desinflação alimentar e mudança de comportamento do público B2B, algo “muito similar ao segundo trimestre deste ano”.

No segundo trimestre, o Assaí registrou lucro líquido de R$ 156 milhões, que representou queda de 51% em relação ao apurado no mesmo período de 2022.

Já o Carrefour teve prejuízo de R$ 249 milhões no período entre abril, maio e junho, comparado ao lucro de R$ 620 milhões do ano anterior.

Para o terceiro trimestre, “a redução da inflação alimentar, sem grandes recomposições de volume, junto a um consumidor B2B que fraciona seu consumo ao longo dos meses, devem resultar em um Same Store Sales (SSS) ainda em território negativo”.

Para o Assaí, a casa estima uma baixa de 1,5% a/a nas vendas ante o terceiro trimestre de 2022. “Vale ressaltar que, apesar de negativo, esperamos que o indicador seja menos impactado do que seu principal concorrente, o Atacadão [Grupo Carrefour]”.

Isso porque, para a rede de atacado do Carrefour, a Genial espera mais um trimestre de fraca alavancagem operacional, com uma piora na visão sequencial e anual do SSS, estimado em uma queda de 6,0% a/a contra a alta de 10,5% no período de 2022.

Para o Assaí, o faturamento bruto é estimado em R$ 18,4 bilhões, um aumento anual de 21%. 

A casa espera que a companhia tenha:  

 

  • Uma leve pressão de menos 15 bps a/a na margem operacional, inferior ao impacto observado nos últimos trimestres;
  • Uma margem bruta de 16,2% (-10bps a/a); 
  • Um EBITDA de R$ 1,2 bilhão, aumento de 18,5% a/a, implicando em uma margem de 7,2%.

“Com a captação de R$ 1,0 bilhão realizada em julho, acreditamos que o montante de despesas financeiras terá um impacto relevante sobre a última linha. Estimamos uma retração de 41,1% a/a do lucro líquido, totalizando R$ 166 milhões”, projeta a casa.

Para o quarto trimestre do ASAI3, a espera é por uma sazonalidade melhor e uma normalização dos estoques, “devemos observar a retomada ao trajeto de desalavancagem”, destaca a análise.

“A partir de 2024, com menos investimentos, fim dos pagamentos das transações e uma trajetória de queda na taxa de juros, esperamos ver um forte processo de desalavancagem financeira”, conclui o documento, sobre o Assaí.

Quanto ao Carrefour, a Genial avalia que o segmento de varejo deve retrair com a forte saída de lojas em sua base (convertidas em Atacadão), em relação ao ano passado. “Estimamos um SSS de menos 8,0% a/a para a vertical vs. 14,0% no mesmo período de 2022”, comenta.

Para a casa, uma forte desalavancagem operacional deve impactar negativamente a rentabilidade no trimestre do grupo. 

Por isso, se estima uma margem EBITDA sequencialmente menor, a 2,4% (-140bps a/a; -40bps t/t).

“Se as nossas estimativas se concretizarem, este seria o 3º trimestre seguido que o grupo apresentaria um prejuízo líquido e o 4º desde que o Carrefour Brasil fez o IPO, em 2017”, conclui a análise.

A Genial faz recomendação de compra para os ativos do Assaí, com preço-alvo a R$ 17,00. Para o Carrefour a recomendação é neutra com preço-alvo a R$ 13,00.

Na última terça-feira  (10), as ações ASAI3 fecharam o dia com alta de 4,75%, cotadas a R$ 12,11. Já as CRFB3 cresceram 2,82% a R$ 9,48.