Na noite desta terça-feira (1), o avião presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou problemas técnicos durante o voo e precisou pousar no Aeroporto Internacional da Cidade do México.
A aeronave, um Airbus A319, sobrevoou o espaço aéreo mexicano por cerca de cinco horas, para queimar combustível e permitir um pouso seguro.
O pouso foi registrado às 22h16, conforme divulgado em primeira mão pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles. Segundo nota oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 pousou com segurança e o problema técnico foi gerenciado de maneira adequada.
Pouso seguro
De acordo com a FAB, logo após a decolagem, a aeronave apresentou um problema técnico, que exigiu a execução de protocolos de segurança.
Para garantir que o pouso fosse feito sem maiores riscos, a tripulação optou por manter o avião em voo por cinco horas, gastando o combustível até que fosse possível aterrissar com segurança.
“A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave presidencial VC-1 realizou o pouso em segurança no Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10) às 22h16 (horário de Brasília)”, afirma a nota oficial divulgada pela instituição.
Troca de aeronave
Após o pouso seguro, o presidente Lula seguiu os protocolos de segurança e foi transferido para uma nova aeronave, onde embarcou com destino a Brasília, ainda na noite de terça-feira. O problema não causou ferimentos ou danos, mas reforçou a importância dos procedimentos preventivos adotados pela FAB.
A troca de avião ocorreu de maneira rápida e sem maiores complicações. O presidente e sua comitiva já se encontram em rota de retorno ao Brasil, com previsão de chegada na madrugada de quarta-feira.
Problema técnico e solução
A FAB não detalhou o tipo exato de problema técnico que afetou o Airbus A319, mas destacou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos de forma eficiente e que o pouso ocorreu conforme o planejado.
Em situações como essa, é comum que a aeronave permaneça em voo por um tempo prolongado para reduzir o peso do avião antes da aterrissagem, uma vez que a quantidade de combustível impacta a segurança do pouso.